Seis mil estudantes caxienses estão prestes a embarcar numa viagem pelas páginas dos livros. É a 12ª edição do projeto Passaporte da Leitura, lançado na manhã desta segunda-feira e que neste ano vai atender a 40 escolas da cidade, entre municipais, estaduais e particulares – é a primeira vez que estas últimas participam.
O passeio pela obra de 10 escritores começa ainda esta semana, e só termina em outubro, quando os alunos-leitores se encontram com os autores, dentro da programação da Feira do Livro.
Leia também
Lisana Bertussi é a patrona da Feira do Livro de Caxias do Sul
– Como os encontros serão na Biblioteca Parque Largo da Estação, com um espaço maior em relação ao que tínhamos no auditório montado na Praça Dante, poderemos atender a 300 estudantes por encontro, enquanto até o ano passado eram 100, 120 no máximo _ explica a diretora do Departamento do Livro e da Leitura, Daniela Tomazzoni Ribeiro, sobre o aumento do número de alunos participantes, três vezes maior do que o do ano passado.
As escolas participantes, selecionadas a partir de projetos apresentados, receberam sacolas com 20 livros do autor escolhido (dois títulos por autor). A partir de agora, essas histórias serão trabalhadas por professores, alunos e, sempre que possível, as comunidades em que as instituições estão inseridas. A participação da comunidade, aliás, é um dos critério para a seleção das escolas, multiplicando assim o número de pessoas atingidas.
E apesar de o ponto alto do projeto ser mesmo o encontro com os escritores – entre os quais o badalado Eduardo Spohr, autor de A Batalha do Apocalipse e da trilogia Filhos do Éden –, a ideia é que mesmo os alunos que não participarão do bate-papo, limitado a 150 estudantes por escola, tenham contato com os livros, multiplicando assim aquele número inicial de 6 mil beneficiados.
Confira as últimas notícias de cultura e tendências
Falando em multiplicação, Daniela explica que os livros recebidos devem ser o ponto de partida, mas não o limite: outras obras do escritor podem ser trabalhadas durante o Passaporte. Além disso, acrescenta, após a Feira, em vez de cada escola ficar com uma série de livros iguais, eles serão recolhidos, "misturados" e devolvidos, possibilitando, assim, que todos tenham em seu acervo a obra dos 10 autores.
A 32ª Feira do Livro de Caxias do Sul ocorre de 30 de setembro a 16 de outubro, e será pela primeira vez realizada no Largo da Estação, junto à antiga Estação Férrea. A patrona desta edição será Lisana Bertussi.
Os escritores:
- André Neves
- Celso Sisto
- Cesar Obeid
- Cléo Busatto
- Eduardo Spohr
- Ilan Brenman
- João Pedro Roriz
- Ninfa Parreira
- Patricia Barboza
- Tino Freitas
Incentivo à leitura
Projeto Passaporte da Leitura chega à 12ª edição, em Caxias do Sul
Neste ano, número de estudantes que participarão de bate-papo com escritores triplicou em relação ao ano passado, e chegará a 6 mil
Maristela Scheuer Deves
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project