Entre esta sexta e este sábado, Caxias do Sul discute com a comunidade os rumos que a cidade seguirá na área cultural. A 5ª Conferência de Cultura tem entrada franca e vai reunir pensadores e interessados da área na Biblioteca Parque da Largo da Estação. A movimentação começa a partir das 19h de hoje, com show de Pietro Ferretti e palestra de Ana Zavadil, curadora assistente da 10ª edição da Bienal.
Confira as últimas notícias de Cultura e Tendências
A programação mais importante da conferência, no entanto, será abordada amanhã. É a revisão do Plano Municipal da Cultura, apresentada pela secretária da Cultura, Rubia Frizzo, e pela presidente do Conselho Municipal da Cultura, Ana Alberti. Elas vão mostrar o que entra e o que sai entre as demandas do plano pensado originalmente em 2012. O documento é um dos itens que compõe o Sistema Municipal de Cultura e segue as orientações do Ministério da Cultura. O objetivo é planejar a área cultural da cidade para uma década (até 2022), e por isso são feitas essas revisões, acrescentando alguns itens e reformulando outros.
- A cidade cresceu muito e isso é um norte quanto a políticas públicas. A descentralização, nesse sentido, tem sido uma diretriz importante - comenta a secretária de Cultura, projetando, por exemplo, a criação de um palco permanente para apresentações na Estação Férrea:
- É também uma forma de economizarmos em infraestrutura.
Rubia cita ainda a criação de um aplicativo da agenda cultural como uma das ações a ser implementada em breve. A ideia é que as pessoas possam acessar a programação de espetáculos do município através do próprio smartphone. Entre as iniciativas que já integraram o plano, mas foram abandonadas, está, por exemplo, a mudança da Biblioteca Pública para a Estação Férrea.
- Quando o plano foi concebido, a cidade precisava de uma grande biblioteca. Hoje, temos 21 delas, muitas nos bairros, seguindo nosso plano de descentralização _ diz Rubia.
Alguns dos planos culturais para o prédio da Maesa também serão apresentados neste sábado. A programação da manhã inicia às 8h30min e, além da revisão do Plano Municipal da Cultura, terá oficina para apresentações de projetos culturais e palestra sobre cultura e identidade, ministrada pelo professor Rafael José dos Santos.
Inscrições para a conferência pelo e-mail conselhodecultura@caxias.rs.gov.br ou pelo (54) 3901.1388.
Revisão mostrará, por exemplo, que a Biblioteca Municipal será mantida no prédio da Casa da Cultura