Um pedaço do Senegal será mostrado à comunidade caxiense neste sábado, às 21h, no 1º Baile Senegalês em Caxias. Organizado pela Associação dos Senegaleses na cidade, foi idealizado para angariar recursos e custear as despesas da casa alugada no bairro Bela Vista que abriga africanos recém-chegados ao município.
O encontro será no Ponto de Cultura da UAB, ao lado do Fórum, e o ingresso custa R$ 15 (antecipado, na loja Touba Telefonia, na Galeria do Comércio) e R$ 20 (na hora).
- A gente sente falta das nossas músicas e festas e não temos aonde ir, então pensamos em fazer um baile para podermos nos divertir - explica o presidente da entidade, Abdoulat Ndiaye, o Billy.
Boa parte da tradição musical do Senegal está centrada na dança e, por isso, muitas músicas são compostas para dançar, baseadas num sistema de percussão com vários ritmos, tendo o tambor como protagonista.
Pode-se dizer que o baile será um híbrido entre a cultura africana e a brasileira. Haverá música e danças típicas, mas também haverá DJ brasileiro.
Festividades como essa são incomuns no Senegal, que tem população predominantemente muçulmana e não costuma frequentar festas desse tipo. Ainda assim, será possível ver senegaleses usando trajes típicos africanos de festa, bem como a não comercialização de bebidas alcoolicas. O evento é indicado a maiores de 18 anos - menores, apenas acompanhados de familiares.
Cultura
Primeiro Baile Senegalês será neste sábado, em Caxias
Encontro entre estrangeiros e brasileiros ocorrerá no UAB Cultural
Tríssia Ordovás Sartori
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: