No início dos anos 2000, a sede da União das Associações de Bairros (UAB) era palco tradicional para bandas independentes de Caxias do Sul. Por ali passaram muitos trabalhos autorais em iniciativas, geralmente, organizadas pelos próprios músicos.
Depois que a UAB ganhou um ponto de cultura - inaugurado em 2013 ao lado do prédio da entidade -, surgiu a ideia de retomar essas iniciativas. Este ano, a UAB Cultural está promovendo o Ponto Rock, cujo objetivo se aproxima justamente dos antigos festivais da UAB. A segunda edição do projeto ocorre neste domingo à tarde, com apresentações de três bandas.
- Antigamente existia essa proposta dos festivais da UAB, depois parou. A Secretaria da Cultura também tinha o Rock Parque, que deixou de ser realizado (última edição foi em 2013). Então sentimos falta dessas iniciativas que valorizassem as bandas e o segmento do rock. A ideia do Ponto Rock era oportunizar que as bandas daqui e da região pudessem aproveitar aquele espaço, que está todo reformado - explica Elvino Santos, coordenador artístico da UAB Cultural.
Além do palco, as bandas têm à disposição equipamentos de som e luz - o espaço também recebe projetos que contemplam o hip hop, o samba, o audiovisual, etc. A ideia do Ponto Rock é promover shows uma vez por mês e, depois de um tempo, levá-los ainda para outros ambientes, como parques e centros comunitários de bairros.
- Para o mês que vem já temos programado um festival de metal, no dia 22 de agosto - adianta Santos.
As bandas que tocam no próximo domingo pendem mais para o contexto do punk rock. A caxiense Panorama Social voltou à ativa em 2013 e atualmente conta com Cassiano (vocal), Jocemar (guitarra), Dionatan (baixo) e Jeferson (bateria) em sua formação. Com trabalho autoral focado no punk/hardcore, o grupo lança no Ponto Rock o single Nenhum Político me Representa. Além de ícones do punk brasileiro, bandas de metal como Black Sabbath, Sepultura e Napalm Death também compõem as referências do quarteto.
Outra atração é a Skunkirädo, banda caxiense de street punk que utiliza as canções como ferramenta para discursar contra a opressão do sistema. A Desiguais é a representante de São Marcos e mostra repertório do CD demo Verdade que Podemos Mudar e do EP gravado em conjunto com a banda caxiense Resisor. Formado por Alisson Costa (vocal), Edson Rodrigues (baixo), Leonardo Slongo (guitarra) e Paulo Jardel (bateria), o grupo existe desde 2009 e atualmente traz no som influências de respeito como Sex Pistols, Dead Kennedys, Eskorbuto, Cólera, etc.
Programe-se:
O que: festival Ponto Rock
Quando: dia 26 (domingo), às 16h
Onde: UAB Cultural (Av. Independência, 80 - atrás do Fórum de Caxias)
Quanto: entrada franca
Participe: bandas interessadas em participar de outras edições do Ponto Rock devem encaminhar material (release com formação atual, estilo da banda e uma foto digitalizada) para o e-mail contato-es@hotmail.com
Palco para o rock
UAB Cultural de Caxias do Sul abre espaço para bandas autorais
Encontros devem ser realizados mensalmente
GZH faz parte do The Trust Project