As atrizes Aline Marques e Simone de Dordi, de Porto Alegre, precisaram passar por grandes transfigurações para interpretar as mendigas Celói e Ventania. Corpo sujo, dentes apodrecidos e até deficiências físicas, tudo contribui para a formação das protagonistas do espetáculo As Bufa, que será apresentado de quarta a sexta-feira em Caxias do Sul.
Não só a aparência, mas a personalidade debochada são características do bufão, técnica utilizada para a montagem do espetáculo. Marginalizado pela sociedade, o bufão personifica aquilo que ninguém quer ver: as misérias que perambulam pelas cidades.
Sujas, debilitadas e famintas, as duas acharam em um teatro abandonado um lugar para descansar e viver sem serem perturbadas. Quando o público entra neste teatro, a primeira reação é de medo de que aquelas pessoas possam maltrata-las.
- Elas sofrem muito ao longo da vida, quando percebem que tem gente ali, logo enxergam que é uma ameaça e fogem, e depois veem que não e começam a aproveitar o momento para fazer críticas - explica Aline.
Quando se percebem no centro dos holofotes, Celói e Ventania realizam seu próprio espetáculo e improvisam diversas esquetes com músicas e piadas atuais para também fazer críticas à sociedade que as marginaliza.
O espetáculo será apresentado Teatro Murialdo (Rua Flores da Cunha, 1.740) com entrada franca. A sessões ocorrem quarta-feira, às 20h, quinta, às 10h e às 20h, e sexta, às 10h e às 15h.
Comédia e crítica
'As Bufa' será apresentado de quarta a sexta-feira em Caxias
O espetáculo terá cinco sessões no Teatro Murialdo
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: