Ao dar o play no CD de estreia da dupla Barracuda Project o que se houve é uma poesia que brinca com as porções de homem e máquina que o trabalho propõe. O texto termina com uma frase extraída do filme O Grande Ditador, de Chaplin: "Não sois máquina! Homens é que sois". A conclusão se torna óbvia a medida que as nove músicas do disco vão se discorrendo. A porção máquina ganha destaque por causa da sonoridade cheia de sintetizadores e sons eletrônicos, mas a porção homem se sobressai, para conferir sentimento às canções.
- Nossa ideia era pegar aquela gordura, aquele timbre do rock e misturar com outras ideias, dentro de um sistema informatizado. O objetivo era mesmo mesclar o orgânico e a máquina. Essa história de homem e máquina se traduz no som - conta Pablo Lucena Horn, responsável pelas guitarras e programações eletrônicas da Barracuda Project, duo que integra ao lado de Leandro Gitaci (baixo e teclado).
Horn e Gitaci dividem palcos há mais de 10 anos, mas foi somente em 2009 que abraçaram a ideia de formalizar o flerte com a música eletrônica, que ambos cultivavam. Laboratórios com DJs foram os primeiros passos para a concepção da Barracuda Project, que lançou uma demo em 2009 e agora coloca na roda o primeiro CD oficial. O lançamento será neste sábado, na Sala de Teatro do Centro de Cultura Ordovás.
Filhotes de uma onda que apareceu mais forte para o mundo com os alemães do Kraftwerk e, depois, com os ingleses do Depeche Mode, a Barracuda sabe que o gênero musical escolhido não é dos mais fáceis. A dupla já passou por situações engraçadas por conta disso e, conforme Pablo, é mais comum conquistar fãs lá fora do que aqui. As visualizações nos canais da banda no YouTube e MySpace provam isso: há gente da República Tcheca, Polônia e Estados Unidos curtindo o som.
- Acho que tem uma cena em Caxias de pessoas interessadas nesse tipo de som. Mas, as vezes, a reação é de total estranheza, as pessoas ficam se perguntando se não vamos tocar Jota Quest (risos). Teve uma festa aí num lugar tradicional de Caxias, em que fomos chamados para tocar. No meio do show, a hostess ficou ensandecida e veio dizer que tínhamos de terminar. Mas na mesma festa, tinhas uns convidados de Londres que adoraram o som e vieram falar com a gente - lembra Horn.
Na apresentação deste sábado, o duo vai receber vários convidados. Além de Horn e Gitaci, engordarão o som duas guitarras, teclado, sax e bateria. Tudo para tentar transpor para o palco a sonoridade alcançada em estúdio - resultado de quase seis meses somente de mixagem.
Programe-se
O que: show de lançamento do disco do duo Barracuda Project
Quando: neste sábado, às 20h30min
Onde: Sala de Teatro Sala de Teatro Prof. Valentim Lazzarotto, no Centro de Cultura Ordovás (Rua Luiz Antunes, 312, bairro Panazzolo. (54) 3218.6192)
Quanto: entrada franca
Música
Barracuda Project lança álbum neste sábado, em Caxias
Apresentação tem entrada gratuita, na Sala de Teatro do Centro de Cultura Ordovás
Siliane Vieira
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project