Fundada em 9 de setembro de 1957 pelo empresário Olinto Luiz Biazus, a Brasdiesel S/ A Comercial e Importadora teve sua majestosa sede da Av. Júlio de Castilhos, esquina com a Rua Humberto de Campos, inaugurada oficialmente cinco anos depois. Foi em 28 de julho de 1962, quando o prefeito Armando Biazus cortou a fita simbólica e deu início à solenidade.
Conforme ampla reportagem publicada pelo Pioneiro em 4 de agosto de 1962, as modernas instalações receberam a bênção do Monsenhor João Meneguzzi, coadjuvado pelo padre Maximiliano Franzoi (foto abaixo). Antes, porém, coube ao frei capuchinho Juliano (E) transmitir a notícia do falecimento do senhor Angelo Zanandrea, pai do empresário Angelo Alberto Zanandrea, um dos dos diretores da Brasdiesel - que, por este motivo, não compareceu ao ato inaugural.
A diretoria local, composta naquele dia pelos empresários Olinto Biazus, Lodovino Biazus e Valdir Tregansin, recebeu ainda os representantes e diretores da Scania-Vabis, além de funcionários, representantes da indústria, comércio, entidades de classe de Caxias e imprensa em geral.
IMENSO VÃO
A reportagem da época também detalhou os traços modernistas do prédio, projetado pelo arquiteto Hugo Grazziotin (1926-2019).
“Somente a ala destinada aos escritórios mede 200m2. A área das oficinas é de 1.600 m2, e a do salão de exposições, de 400m2. Quanto a este último, um fato digno de nota é a forma de sua construção: um vão livre sem colunas de apoio, um magnífico infinito panorâmico, que se descortina aos olhos de quem o contempla. A obra, no seu conjunto, é constituída por mais de 4 mil metros quadrados de área construída. Se essa superfície fosse disposta em linha reta, uma pessoa caminhando normalmente levaria aproximadamente três horas para cobrir todo o percurso”.
PIONEIRISMO
Em 15 de junho de 1960, a Brasdiesel recebeu os três primeiros caminhões Scania fabricados no país. No mesmo ano foi nomeada como a primeira concessionária Scania do Brasil. Na imagem acima, um anúncio da Brasdiesel publicado na edição de 22 de outubro de 1960 do jornal Pioneiro, destacando o pioneirismo da empresa.