Descendentes de Luiggi Bettiato e Catharina Ruffato celebram no próximo final de semana o aniversário de 137 anos da chegada do pioneiro casal de imigrantes italianos ao Brasil. Será durante o 11º Encontro da Família Bettiato, neste sábado (18) e domingo (19 de fevereiro), no município de Ponte Preta, próximo a Erechim.
Conforme informações repassadas pela organização, toda essa história remete a abril de 1886, quando Luiggi e Catharina chegaram ao Porto de Santos, acompanhados da primeira filha, Itália (de um ano e meio), e de Celeste Ruffato, irmão de Catharina.
Oriunda de Pádova, a família fixou residência inicialmente em Conceição da Linha Feijó, interior de Caxias do Sul. Além de Itália, o casal teve outros nove filhos - confira no quadro abaixo a descendência e quem casou com quem.
OS FILHOS
:: Itália Bettiato casou-se com João Tonietto
:: Tereza Bettiato casou-se com Antonio Lain
:: Francisco Bettiato casou-se com Tereza Nichele
:: Paulina Bettiato casou-se com Luiz Caregnato
:: Paulo Bettiato casou-se com Angela Perboni
:: Virgínia Bettiato casou-se com Angelo Bonetto
:: Virgínio Bettiato casou-se com Iza Caregnato
:: Joana Bettiato casou-se com João Zanotto
:: João Bettiato casou-se com Ermelinda Bonetto
:: Francisca Bettiato casou-se com João Tonietto
RETOMADA
Atualmente, os descendentes de Luiggi e Catharina estão espalhados por todo o país, desde Santarém, no Pará; até Pelotas, no RS; bem como em Santa Rita, no Paraguai. O encontro deste final de semana marca a retomada das festividades após o hiato por conta da pandemia.
Mais informações pelo whatsapp (54) 99111.1765 ou (54) 99606.8537.
COLABORAÇÃO
Informações e fotos desta página são uma colaboração de
Henrique Bettiato Zattera.
PARTICIPE
Você possui fotos antigas de família ou está organizando algum encontro de descendentes? Envie as informações, acompanhadas de um breve histórico, para o e-mail rodrigolopes33@gmail.com.