Uma programação especial neste sábado (24) marca o aniversário de 40 anos da Associação Caxiense de Aeromodelismo (Ascaero), cuja sede social situa-se na Estrada Municipal Jacob Basso, em Ana Rech. Além de sediar um almoço reunindo associados, ex-associados e amigos, o clube estará aberto durante o dia para a comunidade visitar e conferir os aeromodelos mais de perto. Haverá ainda vôos acrobáticos, escalas e pequenas competições.
Toda essa história teve início oficialmente em 25 de setembro de 1982, data da assembleia que escolheu a primeira diretoria - formada por Caetano Carlos Pettinelli, José Luís Dal Pont, Renato Toni, Heitor Scalon, Henrique Grossi e Donovan Monteiro.
Matéria do Pioneiro publicada poucos dias antes, na edição de 11 de setembro de 1982, destacou a “novidade”:
“Pouca gente sabe que em Caxias do Sul existe quase uma centena de pessoas que estão se dedicando a um novo esporte em termos de Brasil. O aeromodelismo é muito desenvolvido em países como Estados Unidos, Japão, Alemanha e Argentina, onde alcançou um nível extraordinário de interesse. Caxias do Sul não poderia ficar alheia a essa nova mania. Na verdade, a cidade já teve, alguns anos passados, um clube de aeromodelismo que funcionou durante alguns anos, utilizando como pista de voo o antigo "campo dos padres", aquilo que hoje pertence ao Carmo Campo Clube.
Apesar do interesse despertado, várias razões fizeram com que esse clube fosse desativado. Agora, um grupo remanescente daquela época, conseguindo motivar novos aeromodelistas, está partindo para a reativação do clube. Para isso, foi formada uma comissão provisória, integrada pelos senhores Donovan Monteiro, Caetano Pettinelli, José Luís Dal Pont e Wilson Nascimento, encarregada de reorganizar a entidade. Com tal objetivo, está prevista para o dia 18 uma reunião, em local a ser determinado, para manter contato com todos os aeromodelistas interessados no hobby.
Nesse encontro, além de estabelecer critérios para a reorganização da entidade, escolha de um nome, elaboração dos estatutos, ainda será eleita a primeira diretoria efetiva. Uma das primeiras tarefas desse novo grupo de trabalho será a obtenção de um local apropriado para a prática de aeromodelismo, nas suas mais diversas categorias, que vão desde o voo livre até modelos radiocontrolados, passando por vôo circular controlado, tudo de acordo com as normas da Associação Brasileira de Aeromodelismo e Federação Aeronáutica Internacional.
As vantagens da formação desse clube são inúmeras, mas a principal é a de possuir um local de encontro para as pessoas que praticam o aeromodelismo, advindo intercâmbio técnico, de material e de participação esportiva em campeonatos de nível regional. Entidades similares à que se pretende ativar em Caxias do Sul existem em Porto Alegre, Pelotas, Passo Fundo e Santo Ângelo, entre outros”.
Nas imagens abaixo, os registros publicados no Jornal de Caxias e no Pioneiro à época da chegada do clube.
A sede
A sede social, na Estrada Municipal Jacob Basso, em Ana Rech, possui uma pista de 200 metros asfaltada para os pousos e decolagens. Conforme a direção da associação, a estrutura foi desenvolvida ao longo dos anos para acomodar os praticantes, com mesas cobertas e tomadas para conectar carregadores de baterias - o lugar também dispõe de uma área de lazer e cozinha com churrasqueiras.
Uma das atividades de destaque promovidas pela entidade é o Encontro Nacional de Aeromodelismo da Serra Gaúcha (Enasg), com o propósito de convidar praticantes do esporte das mais variadas regiões do Brasil e oferecer ao público um espetáculo de manobras. A edição 2022 está prevista para ocorrer em dezembro.
DIREÇÃO
Atualmente, o clube possui 50 associados. A diretoria é composta por Marcos José Rodrigues (presidente), Guilherme Citolin (vice-presidente), Giovani Menegotto (tesoureiro) e Wagner Ceccato (secretário).
Mais informações pelo 54 99998.7038 e também com Guilherme Citolin, pelo fone (54) 99131.2254 ou pelo e-mail citolin@gmail.com.