Quem nunca olhou para uma foto antiga e reconheceu algum utensílio, item de decoração curioso ou apetrecho que remetesse à casa da infância, de pais, avós ou até a algum estabelecimento comercial – mesmo sem saber para o que exatamente tal objeto servia?
Foi o que ocorreu quando este colunista deparou com uma espécie de campainha de mesa e, imediatamente, lembrou de já tê-la visto em um registro dos primórdios da Rádio Caxias, ainda quando a emissora funcionava junto ao Recreio Guarany, entre 1946 e 1949.
A imagem em questão (abaixo) traz o radialista Wilson Marchioro ao lado do gongo manual, à época utilizado para anunciar a hora certa. Conforme uma gravação original de 1947, o locutor batia nas campânulas com o martelinho (sobre a mesa), destacando na sequência o slogan do patrocinador: “Hora certa fornecida e controlada pela Casa Masson, a casa dos bons relógios, há mais de 75 anos”.
PRECIOSIDADES
O gongo da Rádio Caxias foi uma das tantas preciosidades resgatadas pelo “garimpeiro” Jonathan Franco para integrar o acervo de sua tradicional feira de antiguidades, que ocorre nesta sexta (9), sábado (10) e domingo (11), no bairro Pio X, em Caxias do Sul (confira abaixo).
Serão mais de 30 mil itens à venda, incluindo desde eletrolas, geladeiras, banheiras, peças para carros antigos, móveis e bicicletas até brinquedos, games, relógios, telefones, máquinas de costura, pratarias, cristais, louças e colecionáveis em geral.
Detalhe: antecipando a Semana Farroupilha, diversos artigos campeiros estarão com preços promocionais. Entram aí chaleiras, ferros, panelas, lampiões e vários itens relacionados à cultura gaúcha.
A origem
O gongo da Rádio Caxias foi resgatado do antigo casarão do sr. Roberto Torelly (in memoriam), no centro de Caxias. Mas quem ajuda a recontar a história dessa preciosidade é o jornalista Juliano Flores, diretor do documentário "No Ar - O Rádio e a Televisão em Caxias do Sul".
“O sr. Roberto Torelly era radioamador, e muitos destes aficionados se reuniam nos sábados à tarde no departamento técnico da Rádio Caxias, para estudos das ondas e frequência. Comandado por Eloy Fritsch, o departamento era um verdadeiro laboratório de eletrônica, com um quadro negro de parede inteira para estudos. Como o gongo tinha quebrado (uma campânula precisou ser soldada) e não estava mais sendo utilizado fazia tempo, o sr. Eloy deu para o sr. Torelly, provavelmente ainda quando a rádio era no City Hotel. O gongo era utilizado nos estúdios do Recreio Guarany"
AGENDE-SE
- O quê: Feira de Antiguidades Jonathan Franco
- Quando: nesta sexta (9) sábado (10) e domingo (11), das 9h às 18h.
- Onde: Rua Ângelo Chiarello 3.374, bairro Pio X, junto a Tunado Cars - Caxias do Sul.
- Quanto: entrada franca
- Atrações: discos de vinil a R$ 5, feira de carros antigos, brechó, artesanato, gastronomia e música ao vivo.
- Acervo: os organizadores também compram antiguidades mediante avaliação, principalmente rádios e gramofones. Eles devem compor em breve o Museu do Rádio de Caxias do Sul, atualmente em fase de organização.
- Contatos: (54) 99124.7288, com Jonathan Franco, e (54) 99213.0743, com Taís Dall' Agnol.