Guardião de boa parte da memória de Caxias do Sul, o Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami promove nesta sexta-feira (5), a 5ª edição de uma de suas atrações anuais mais aguardadas: o evento “Uma Noite no Arquivo”.
A programação inclui, além da tradicional exposição de veículos antigos em frente ao prédio, visitas mediadas e apresentações artísticas e culturais, com as participações da cantora Clara Stedile e das crianças atendidas pelo CAE (Associação Criança e Adolescente no Esporte) Ampliando Horizontes, do bairro Euzébio Beltrão de Queiróz.
Conforme a servidora municipal Catiuscia Xavier, gerente da instituição, desde sua primeira edição, o evento promove a aproximação do Arquivo Histórico com a comunidade, potencializando sua utilização como um equipamento cultural, aumentando sua visibilidade e divulgando o trabalho de preservação da memória documentada e no fortalecimento da identidade da cidade.
Entra aí a exibição, nesta sexta, de diversos filmes do acervo mantido pelo acervo, como o recentemente recuperado A Grande Fábrica Metalúrgica de Abramo Eberle & Cia — produzido em 1932, durante a segunda edição da Festa da Uva (foto ao lado).
— Essa edição é importante pois, além de ser a primeira após a flexibilização dos protocolos de contenção da pandemia da COVID 19, ocorre no dia do aniversário do Arquivo, que completa 46 anos — destaca Catiuscia.
Agende-se
- O quê: Uma Noite no Arquivo.
- Quando: nesta sexta (5), a partir das 19h.
- Onde: Arquivo Histórico Municipal, (Av. Júlio de Castilhos, 318, bairro Nossa Senhora de Lourdes - Caxias do Sul, fone 39011318).
- Quanto: entrada franca.