Você possui memória arquitetônica? É capaz de identificar ou lembrar de algum casarão por meio de um detalhe da fachada? Conheceu a família que morou na referida casa, seus cômodos, seus personagens, sua história? Todas essas perguntas surgem quando visitamos a exposição Gravando Caxias, em cartaz no Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, em Caxias do Sul.
A mostra é resultado de um projeto realizado em 2004 pela artista plástica Margarete Zanchin, cujo objetivo foi registrar e preservar a memória arquitetônica e paisagística da cidade. O trabalho, com patrocínio do então Fundo Pró-Cultura (atual Financiarte), deu origem a um “Livro Caixa” contendo um total de 11 calcografias – processo de confecção de gravuras feito em uma matriz de metal.
Nesta página, reproduzimos oito delas. Algumas não estão mais aí, outras foram revitalizadas e transformadas em espaços comerciais, outra foi deslocada para outro ponto da cidade.... Confira as legendas e teste seus conhecimentos.
Agende-se
O quê: “Gravando Caxias”, exposição de gravuras de Margarete Zanchin. A mostra, uma parceria com o Museu Municipal Maria Clary Frigeri Horn, integra a programação do Dia Nacional do Patrimônio Cultural, comemorado em 17 de agosto.
Quando: em cartaz até o dia 31 de agosto.
Onde: Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami (Av. Júlio de Castilhos, 318, bairro Lourdes - Caxias do Sul).
Quanto: entrada franca.