Lembrado principalmente como colunista social dos jornais Pioneiro e Caxias Magazine, o jornalista e escritor Christiano Carpes Antunes (1934-1967) também teve atuação no lendário Boletim Eberle, informativo interno editado pela metalúrgica entre 1956 e 1965.
Era ele o responsável pela seção Ruas de Caxias do Sul, espécie de testemunho informal sobre o que enxergava durante seus passeios pela área central entre os anos 1950 e 1960. “Pegando carona” nas atuais obras que vêm sendo feitas na Rua Marechal Floriano, trazemos um curioso relato de Antunes sobre a via publicado em julho de 1959. Coisas de 61 anos atrás...
“A Rua Marechal Floriano nasce na zona denominada Tupy, bem no local onde funcionava o Curtume Tupy, da firma Davids & Cia Ltda. É desse ponto que iniciamos nosso passeio. Os primeiros trechos cão essencialmente residenciais. Após atravessarmos oito ruas preferenciais, deparamos com a Avenida Júlio de Castilhos, principal artéria da cidade. A esta altura, a Rua Marechal Floriano toma outro aspecto, emoldurada por grandes prédios e edifícios, onde funcionam potentes indústrias. Assim, na esquina formada com a Rua Sinimbu acha-se localizada a firma Tecidos e Artefatos Kalil Sehbe S.A, uma das maiores indústrias no gênero em nosso Estado.
Na esquina formada com a Rua Os Dezoito do Forte, encontramos dois bem montados postos de gasolina e lubrificação e uma das maiores firmas comerciais e atacadistas distas de nossa cidade, a Importadora Comercial Ltda. Mais adiante, encontramos uma das maiores madeireiras do sul do país, que é a Industrial Madeireira Ltda., com conjunto de prédios ocupando vários quarteirões.
Além de outras indústrias e casas de comércio, encontramos os prédios da Transportadora Aurora Ltda, o Armazém Mandelli, os depósitos de vinhos da firma Luiz Antunes & Cia. Ltda e a garagem dos ônibus urbanos de Caxias do Sul. Do ponto de vista cultural, encontramos nessa via o Grupo Escolar Clemente Pinto, que orientado por nobres mestras inicia as crianças daquele bairro (Lusitano) nas primeiras letras. Termina a Rua Marechal Floriano ao encontrar a preferencial Sarmento Leite. Nesse local, encontramos a Metalúrgica Triches Ltda, que ocupa um quarteirão inteiro”.
Leia mais
Rua Marechal Floriano: conheça o centenário casarão da família Amoretti
Para recordar da professora Gislaine Amoretti (1929-2020)
A infância no Foto Studio Beux
Os Dezoito do Forte: a lendária Rua das Cabritas
Leia mais
Casas e prédios de outrora: teste seus conhecimentos
Uma esquina em obras em 1940
O pioneirismo da Importadora Comercial Ltda
Rua Marechal Floriano: o incêndio na firma Guerino Sanvitto em 1952
Primórdios da Rua Os Dezoito do Forte
Mudanças
Confira alguns pontos citados no texto acima e seu destino seis décadas depois:
Curtume Caxiense (Tupy): parte do antigos pavilhões ainda sobrevive por lá, porém, com outras ocupações e configurações. Área também abrigava o campo do Tupy, até as proximidades com a Rua Visconde de Pelotas.
Grupo Escolar Clemente Pinto: localizava-se originalmente na esquina da Marechal Floriano com a Rua Tronca (antigo Bar Itália e posterior loja Conexão Urbana). Hoje funciona na esquina da Sarmento Leite com a Euclides da Cunha.
Industrial Madeireira: demolida em meados dos anos 1980 para abrigar o Centro Comercial Alvorada. Complexo foi cortado ao meio para a abertura da Rua Dal Canalle.
Leia mais
Industrial Madeireira: era uma vez uma chaminé...
Indústrias e comércios de Caxias em anúncios de 1943
Caxias, 130 anos: de volta a 1975
Depósito da Vinícola Luiz Antunes: situado próximo à Rua Antônio Prado, terreno abrigou a Triches Ferro & Aço. Atualmente sedia parte da FSG (Centro Universitário da Serra Gaúcha).
Tecidos & Artefatos Kalil Sehbe Ltda: o conhecido prédio das Lojas Alfred foi dividido em várias salas e abrigou um sem número de estabelecimentos após o fechamento, em meados dos anos 1990. Entram aí desde a Livraria do Maneco até a sede da RGE e as Lojas Quero-Quero.
Leia mais
Izaura Mano Bonho: 95 anos e um Natal em 1944
Imigração portuguesa: Tanoaria São Martinho em 1948
Rua Tronca em 1958
Lembranças
Você morou na Rua Marechal Floriano e tem fotos antigas de algum trecho? Possui imagens do antigo Curtume Tupy? Entre em contato pelo e-mail rodrigolopes33@gmail.com.
Leia mais
Grupo Escolar Clemente Pinto em 1967
Alunos do Grupo Escolar Clemente Pinto 40 anos depois
Industrial Madeireira na Festa da Uva de 1965
Cantina Antunes em rótulos e receitas
Cantina Antunes: uma carta e um catálogo
Capela da Cantina Antunes em 1944
Escola da Vinícola Luiz Antunes em 1943
Ruínas da Cantina Antunes nos anos 1980
Carrinhos de lomba "fervem" a Rua Os Dezoito do Forte em 1950
Tacale pau na Rua Os Dezoito do Forte em 1950
Um bebedouro para animais em São Pelegrino