O falecimento do ator e diretor Paulo José nesta quinta-feira, aos 84 anos, traz as lembranças de sua passagem por Caxias do Sul, há 30 anos. Foi em maio de 1991, quando ele dirigiu a adaptação para a TV da novela policial O Caso do Martelo, de José Clemente Pozenato.
As gravações duraram menos de uma semana, mas movimentaram a localidade de São Marcos da Linha Feijó, onde boa parte das cenas foi registrada. Além de dirigir atores da Rede Globo como Lima Duarte, Rogério Márcico, Elias Gleizer, Ewerton de Castro e Ana Kfouri, Paulo José contou com uma equipe de figurantes locais formada por João Tonus, Elaine Braghirolli, Inês Zorzi, Antonio Parenti, Alexandre Grazziotin e Daniela Magnabosco.
Ao final dos trabalhos, Paulo José participou de um jantar no salão de festas do prédio do escritor José Clemente Pozenato - regado, obviamente, à comida típica italiana, churrasco e vinho de garrafão, conforme vemos nas fotos desta página.
Recordações
Toda essa história foi recordada na coluna Memória do dia 5 de maio de 2014. A publicação de sete anos atrás também despertou as lembranças de dona Beatriz Teresa Rossato Finimundy, que escreveu:
“Só agora consigo comentar este especial que foi muito mais que especial para mim. As locações incluíram a casa onde meu pai nasceu, em São Marcos da Linha Feijó, o cemitério onde está enterrado com minha mãe, a cantina dos meus primos, um primo no elenco, a Igreja onde estive tantas vezes e a paisagem fabulosa que se vê da torre, além de minha mãe, ainda viva, que estava na equipe que cozinhou para todos os trabalhadores da gravação durante os dias que lá estiveram, conquistando a simpatia de Lima Duarte e dos demais. Penso que poderia ser reeditado ou reprisado como também todos os outros especiais que foram muito bons. Abraços!”.
Nas imagens abaixo, outros registros das gravações na localidade.
O especial
Estreia de José Clemente Pozenato no gênero ficção, em 1985, a novela policial O Caso do Martelo ganhou adaptação para a TV e foi ao ar em 4 de junho de 1991, pela Rede Globo, integrando a programação da Terça Nobre. Um mês antes, a equipe de produção, sob o comando do diretor Paulo José, baixou na Serra para as gravações.
Na trama, o delegado Hilário Pasúbio, interpretado por Lima Duarte, chega à pequena localidade de Santa Juliana para investigar a morte do morador Mansueto Gamba, assassinado a marteladas na cabeça. Aos poucos, o investigador descobre que todos no lugarejo de origem italiana possuíam pretextos para o crime. Começa, então, um minucioso estudo das relações familiares e das motivações de cada um dos suspeitos.