Volte e meia leitores disponibilizam fotografias herdadas de familiares, encontradas em antigos álbuns de avós e bisavós, esquecidas numa gaveta, depositadas num fundo de armário. Algumas carentes de identificação; outras, com datas e detalhes do local escritos à mão, no verso, pelo antigo dono – talvez antevendo que, décadas depois, algum descendente fosse se interessar por elas.
O conjunto de imagens desta página é um exemplo disso. Foi enviado pelo leitor Gustavo Pazzinato Pezzini, que localizou as fotos pesquisando no acervo do avô falecido, senhor Dalvino Pazzinato, de Passo Fundo.
São registros dos anos 1930 e 1940, trazendo o centro de Bento Gonçalves, a torre da Igreja Matriz Santo Antônio, uma confraternização na Rua Marechal Deodoro e até uma Festa dos Motoristas (Dia de São Cristóvão) – onde lê-se no verso a descrição: “No dia do padroeiro dos ‘chauffeurs’ também houve uma festa”.
Consta ainda um registro da construção da nova Igreja Matriz de Monte Belo do Sul, então distrito de Bento, datado de 23 de fevereiro de 1959 – o templo foi inaugurado em 1965.
A saber: Monte Belo do Sul emancipou-se de Bento em 20 de março de 1992.
Os estúdios
As imagens desta página levam a assinatura de dois estúdios fotográficos que fizeram história em Bento Gonçalves: a Foto Planalto e a Foto Pasquetti.
Participe
Você possui imagens antigas de cidades da Serra entre os anos 1920 e 1960? Envie para o-email rodrigolopes33@gmail.com.