Antes de consolidar o Foto Studio Beux no endereço da Rua Marechal Floriano, 834, entre a Rua Sinimbu e a Av. Júlio de Castilhos, Antonio Bartholomeu Beux (1921-1994) atendeu sua fiel clientela na Rua Os Dezoito do Forte, “vizinho” à escadaria do Parque dos Macaquinhos.
Era ali que se situava o casarão de madeira da lendária Pensão Beux, pertencente à família e onde o fotógrafo abriu seu estúdio próprio em 7 de setembro de 1964 – após passagens pelo Studio Geremia e parcerias com o colega Ary Cavalcanti.
Cerca de um ano depois, o “quintal” do velho casarão – o Parque dos Macaquinhos – foi cenário para uma série de imagens da nevasca que atingiu a região, em 19 e 20 de agosto de 1965.
Morando e trabalhando ao lado, Beux eternizou o fenômeno em diversas imagens, desde uma panorâmica do parque e dos lagos gelados até as brincadeiras das crianças – que transformaram as escadarias cobertas de neve em moldura e “escorregador”, conforme vemos na imagem acima.
Colaboração
Os registros desta página integram o acervo do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami. Eles foram doados pelo filho Evaldo Beux em 1995, um ano após a morte do pai - quando o estúdio da Rua Marechal Floriano foi desativado.
Antonio Beux também é um dos perfilados no livro O Instante e o Tempo - A fotografia em Caxias do Sul, 1885-1960, lançado pelo Arquivo Histórico Municipal durante a Festa da Uva de 2016.
Leia mais
Estácio Zambelli e um boneco de neve em 1965
A nevada de 1965 em postais
Caxias coberta de branco em 1965 e 1975