A fundação e colonização da Linha São Maximiliano, localizada no interior do distrito de Santa Lúcia do Piaí, remete ao ano de 1886, quando ali se estabeleceram as primeiras famílias de origem italiana. Caso da parentela de Francesco Lazzarotto, trisavô do historiador e colaborador da coluna Memória Éder Dall'Agnol dos Santos.
Francesco nasceu em 1869, na comuna de Valstagna, província de Vicenza, e estabeleceu-se na região, por volta de 1890, juntamente com o pai, Giovanni Battista Lazzarotto, a madrasta, Maria Trevisan, e os irmãos Domenico, Angelo, Giovanni Battista, Maria, Giovanni e Valentim.
Conforme Éder, o trisavô possuía grande influência na localidade do "Macabúrio", como é popularmente conhecida a comunidade São Maximiliano. Espécie de líder comunitário das famílias italianas que ali moravam, Francesco atuava como catequista e ministro, auxiliando também em velórios e sepultamentos. Já por volta de 1914, o imigrante liderou a construção da nova igreja do lugarejo, juntamente com o empenho das demais famílias da comunidade.
Leia mais:
Santa Lúcia do Piaí pelas lentes de Fiorentino Cavalli
Santa Lúcia do Piaí: um fotógrafo e um distrito eternizado
Família de João Communello em Santa Lúcia do Piaí
Família Andreazza em Santa Lúcia do Piaí
O Bar Communello na história de Santa Lúcia do Piaí
A capela
Construída em pedra basalto pelo senhor Meto Casagrande, a capela foi inaugurada em outubro de 1914. Os detalhes internos, porém, chegaram aos poucos. Um ano depois, em 1915, a igreja recebia uma imagem de Nossa Senhora Assunta ao Céu, encomendada por Francesco e vinda da cidade italiana de Torino (Turim).
Já em 1921, foi a vez dos três grandes sinos, também solicitados por ele à fábrica de Giovanni Bellini (João) – a "Fonderia di Campane di João Bellini in Garibaldi". Os modelos foram recebidos com grande festa entre os moradores, conforme noticiado pelo jornal Stafetta Riograndense, editado em italiano pelos freis capuchinhos.
"Sono arrivate qui le nostre tanto desiderate campane, propriamente poco dopo la Santa Messa. Quindi gli abbiamo dato il benvenuto con uno strepitoso sparo di bombe di dinamite."
Aulas
Além de líder comunitário, Francesco atuou como professor particular em Santa Lúcia do Piaí, sendo o primeiro mestre a lecionar em italiano, juntamente com Rodolfo Tomasini, que dava aulas em português.
Leia mais:
Santa Lúcia do Piaí recebe Euclides Triches em 1952
Família Damin e as origens de Santa Lúcia do Piaí
Família de Antonio Damin em Santa Lúcia do Piaí
Casamento
Na coluna desta terça, você confere o casamento de Francesco Lazzarotto com Maria Mazzurana e a vida em família.
Leia mais:
A linha de ônibus de Santa Lúcia do Piaí
Os 90 anos de dona Rachele Costa Giordani
Santa Lúcia do Piaí: a morte de Dom Ambrósio Andreazza em 1947
Santa Lúcia do Piaí: as origens de Nova Camaldoli
Os 60 anos de uma capela-escola em Santa Lúcia do Piaí
Garimpo fotográfico em solo alemão
A trajetória do fotógrafo Hugo Neumann
Hugo Neumann e o Largo da Catedral Diocesana em 1965
Origens do Sicredi e do cooperativismo de crédito em Nova Petrópolis