Um ambiente seleto, confortável e acolhedor: um presente para Caxias do Sul. Assim foi descrito pela imprensa o Restaurante da Exposição, espaço inaugurado em 18 de dezembro de 1954, junto ao novíssimo Parque de Exposições da Festa da Uva, na Rua Alfredo Chaves.
Comandado pelo empresário Reinaldo Duso e a esposa, Ermelinda, o restaurante privilegiava, obviamente, pratos da gastronomia típica italiana — entre as estrelas do cardápio estavam os "galetos de primo canto ao espeto, acompanhados de uma macarronada". Também aceitava encomendas de banquetes e promovia almoços e jantares especiais, com serviço de bar e boate.
A festa interminável de 1954
Restaurante da Exposição: um churrasco para Martha Rocha em 1955
Mirante do Parque dos Macaquinhos em 1965
Edição do Pioneiro de 25 de dezembro de 1954 destacou a inauguração, assim como o menu e o espaço, "onde a sociedade caxiense poderá saborear famosos pratos da cozinha italiana, inclusive a legítima e deliciosa pizza napolitana". Da solenidade participaram Camilo Leonini, cônsul geral da Itália no Rio Grande do Sul, e Giorgi Stasi, representante consular da Itália em Caxias, além de "vereadores, representantes da imprensa, industrialistas, jovens da sociedade local e outras pessoas gradas".
Leia mais:
Um novo pavilhão surge em 1954
Lembranças da Rua Alfredo Chaves
Rua Alfredo Chaves em 1965
Aniversário da Loja Renner em 1958
Na foto acima, uma das tantas comemorações realizadas no restaurante. Trata-se do almoço que marcou o aniversário de 35 anos do Grupo A.J. Renner, cuja loja em Caxias situava-se na Av. Júlio Castilhos, 1.899, entre as ruas Dr. Montaury e Visconde de Pelotas. À epoca, a Loja Renner era comandada pelos empresários Ary De Carli e Luiz Cecconello, que aparecem no centro, junto ao grupo de funcionários, em 20 de dezembro de 1958.
Em pé, a partir da esquerda, estão Luiz Carlos Castilhos, Vargas, Aires Lopes de Oliveira, Nadir Riboli, Luiz Cecconello, Ary De Carli, Fernando De Carli, João Soares e um senhor não identificado. Sentadas, vemos as funcionárias Irany, Nelza, Lourdes Pereira, Zélia e Elza, além de uma senhora não identificada.
Leia mais:
Comerciárias da Loja Renner em 1961
Ari De Carli: um anúncio e uma foto premiada em 1968
Nu fotográfico agita a Aliança Francesa em 1955
"Animadas reuniões dançantes"
O Restaurante da Exposição também foi destacado no álbum "Caxias do Sul - A Metrópole do Vinho", lançado em 1957 pelo jornalista Duminiense Paranhos Antunes. O autor referia-se ao local como "o ponto preferido da elite caxiense, onde se pode fazer uma ótima refeição num ambiente agradável". Leia abaixo parte do rebuscado texto original:
"Ao par da beleza natural que oferece, burilado pelos jardins e lagos que transformaram o local num parque maravilhoso para recreação da população caxiense, dentro do mesmo se acha instalado um moderno e confortável restaurante, onde, num ambiente familiar, sadio e higiênico, é servida sempre uma boa refeição. Mas não paira somente nisso o ponto alto daquele restaurante. Instalado em amplos salões, tem o estabelecimento uma bem montada boate, onde semanalmente realizam-se animadas reuniões dançantes, convergindo para ali a sociedade local, para se divertir até tardias horas".
Leia mais:
1972: o último ano do Pavilhão da Festa da Uva no Centro
Inauguração dos Pavilhões da Festa da Uva de 1975
Festa da Uva: construção da Réplica de Caxias, nos Pavilhões, em 1977
Espaço para reuniões e congressos
Nas fotos acima e abaixo, dois momentos do Restaurante da Exposição, quando abrigou uma reunião de revendedores Schell, em 1957, e um curso da Escola de Padaria Volante Fleischmann, em setembro de 1958.
Leia mais:
Getúlio Vargas no Real Hotel em 1954
Um carro soberano na Festa da Uva de 1954
Galópolis na Festa da Uva de 1954
Festa da Uva de 1954: lembranças escritas à mão
Pavilhão da Festa da Uva 1954: por onde andará o outro Vasco Prado?