Daqui a exatamente um ano, em 21 de março de 2019, os descendentes da imigrante italiana Carolina Tomellini Soldatelli irão celebrar não apenas um aniversário, mas o início da trajetória da família em solo brasileiro. Será a comemoração dos 200 anos de nascimento da matriarca, que migrou da Itália para o Brasil três anos após o início do processo colonizatório da Serra Gaúcha, em 1875.
Toda essa história foi descrita por dona Paulina Soldatelli Moretto (in memoriam) no livro "A Caminhada dos Soldatelli", lançado em 1991. Conforme os registros, a família chegou ao Brasil em 29 de maio de 1878. Nascida em 21 de março de 1819, Carolina, viúva e com 59 anos, migrou da comuna de San Benedetto Po, na província de Mantova, na companhia dos três filhos: Antonio (Tognon, o mais velho, já casado e com quatro filhos), Luigi e Vittorio.
Inauguração do Monte Calvário, em São Marcos, em 1952
As fases da Igreja Matriz de São Marcos
Dia da Criança: registros da infância do bispo Dom Paulo Moretto
Ao chegar ao Rio Grande do Sul, os Soldatelli foram encaminhados à localidade de Nova Trento, atual município de Flores da Cunha, onde o filho Luigi permaneceu. Já Antônio e Vittorio se estabeleceram em São Marcos, antigo distrito de Caxias do Sul.
Conforme informações disponibilizadas pela família, os três filhos de Carolina desejavam que a mãe ficasse morando com eles, mas Carolina acabou residindo com o mais jovem, Vittorio, em São Marcos, até seu falecimento, em 1917, aos 98 anos. O túmulo da matriarca encontra-se no Cemitério Municipal de São Marcos, ao lado de Vittorio e sua esposa, Adelina Crestana Soldatelli.
Na imagem acima, vemos Vittorio (à direita), acompanhado dos filhos Ricieri e Nilo, e do sobrinho Bepi Borghetti, iniciando a reforma da primeira casa de comércio de São Marcos, de sua propriedade. Abaixo, Carolina acompanhada do filho Vittorio (à esquerda) e do neto Angelin (à direita), filho de Antonio Soldatelli. O registro foi produzido no lendário Studio Geremia, fundado por Giacomo Geremia em 1911.
Leia mais:
Os 125 anos da família Tonus no Brasil
Encontro internacional da família Bigolin em Pinto Bandeira
Imigração italiana: Isidoro Bigolin e o brinco de ouro
Encontro da família Peruchin em Vacaria
A história do lendário Studio Geremia
Bicentenário
Passados mais de 140 anos, os descendentes de Carolina Tomellini Soldatelli encontram-se espalhados por cidades como Caxias do Sul, São Marcos, Flores da Cunha e Vacaria, onde já foram realizados encontros que reuniram cerca de 3 mil descendentes - hoje moradores de várias regiões do Brasil e também da Itália.
Alguém duvida que a celebração de 2019 vai bater todos os recordes?
Contatos
Informações sobre o encontro podem ser obtidos pelo e-mail oficial criado pelos organizadores: soldatelli200anos@gmail.com.