O Ninho das Águias, localizado em Nova Petrópolis, surgiu no impetuoso espírito aventureiro de jovens caxienses, desbravadores dos esportes radicais. O engenheiro eletrônico Zico Zugno, adepto a inúmeras modalidades esportivas, acompanhou e testemunhou o nascimento do voo livre em Caxias do Sul, bem como a instalação da rampa, em Nova Petrópolis.
Alvaro Franzoi e Marciano Tonet protagonizaram a introdução do voo livre em Caxias do Sul. Em junho de 1982, Tonet anunciava no jornal Pioneiro a constituição da Associação Caxiense de voo Livre. Na época, com experiência em asa delta desde 1977, e campeão na categoria standart, pelo campeonato Gaúcho, Tonet sentiu a evolução deste esporte. O estabelecimento de uma rampa na Linha Pirajá, da família Bischof, batizada como Ninho das Águias, certifica a seriedade com que os idealistas caxienses acreditaram nesta aventura. Hoje, este local, desapropriado pela prefeitura de Nova Petrópolis, é um ícone do turismo.
Leia também
Memória: o Grêmio de Renato Portaluppi
Memória: 120 anos de história da família Costamilan
Memória: construção do estádio Alfredo Jaconi
Cenário espetacular
Entre os momentos desta história, registrada em fotografia por Zico Zugno, destaca-se a ocasião em que Sissi Puccinelli, Alvaro Franzoi, Paula Franzoi, Jaime Lorandi e Marciano Tonet buscam novos locais para o salto. Ao fundo, percebe-se a asa delta acoplada no bagageiro Corcel.
O movimento das asas deltas no Ninho das Águias conquistou muitos admiradores. Antes da instalação da rampa de salto, os seguidores de Álvaro Franzoi e Marciano Tonet voavam em Sapiranga, local mais perto de Caxias do Sul.
Na imagem ao lado, percebe-se o salto do piloto, tendo como elementos do cenário a ponte do Rio Caí, na estrada BR-116, as plantações de hortaliças, ao fundo Vila Cristina.
Ambiente familiar na montanha
Zico Zugno possui boas recordações no ambiente do Ninho das Águias. Na década de 1980, juntamente com Alvaro Franzoi e Jaime Lorandi, subia o morro com suas motos trail, por caminhos precários, mas encantadores pela paisagem rural.
Posteriormente, numa das marcantes fotografias em 1990, Zico está com as suas filhas Cintia (no colo), Carina e Cristina. O lugar agradável, com um mirante de 590 metros de altura, emoldurado pela imponente paisagem, encantava as crianças, recorda Zico.