Ano após ano, o inverno chega trazendo uma popular polêmica gastronômica: sopa é jantar? Discussões – e gostos – à parte, apenas 24,5% dos brasileiros acreditam que o prato não pode ser considerado uma refeição. Os dados são de uma pesquisa da Apetit – Serviços de Alimentação.
Fato é que, além de esquentar durante a estação mais fria, as sopas entregam uma série de benefícios para o corpo. Dependendo dos ingredientes escolhidos, podem oferecer vitaminas, minerais, antioxidantes, fibras e água. Além disso, também são de fácil digestão por conta do cozimento lento e prolongado dos alimentos, e provocam saciedade.
Outra vantagem do tipo de refeição é que oportuniza a inclusão de mais verduras e legumes à rotina. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a recomendação é ingerir cerca de cinco porções de vegetais diariamente. Como as sopas levam essa família de ingredientes como base, também podem servir como ponte para você atingir esse objetivo.
Isso sem contar que, como contém uma boa quantidade de água, as sopas contribuem bastante para a hidratação do organismo. O líquido está presente no próprio caldo, nos vegetais e legumes. Uma vez que no inverno as pessoas tendem a diminuir a ingestão de água, essa é outra uma boa maneira de repô-la.
Sopa de grão-de-bico com linguicinha
Canja de galinha, caldo de feijão, creme de ervilha. Essas são algumas opções tradicionais de sopas. No entanto, para este inverno, o Super Andreazza ensina uma receita especial para quem quer sair do comum. Isso porque o protagonista é um ingrediente que não costuma marcar presença regularmente na despensa dos brasileiros: o grão-de-bico.
– Para quem quer variar um pouco no cardápio de sopas e caldos, o grão-de-bico é uma alternativa saudável e com muito sabor. A sopa, por sua vez, fornece calor ao corpo, o que pode auxiliar na hora de manter gripes e resfriados longe durante a estação – aponta Anelise Kist, química industrial de alimentos e responsável técnica no Grupo Andreazza.
Ingredientes
- 2 xícaras (chá) de grão-de-bico já cozidos
- 2 tomates italianos maduros
- 1 cenoura
- 1 talo de salsão
- ½ cebola
- 1 dente de alho
- 1 litro de água
- ½ colher (chá) de cominho em pó
- 1 colher (chá) de páprica doce
- 1 folha de louro
- 200 g de linguiça
- Azeite de oliva, sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
1. Passe o grão-de-bico já cozido em uma peneira e deixe escorrer bem a água. Reserve uma xícara de chá para a finalização do prato;
2. Em uma panela média levemente aquecida, coloque uma colher de sopa de azeite e acrescente a cebola, a cenoura e o salsão já picados. Tempere com uma colher de chá de sal e refogue por cerca de 3 minutos, até murchar;
3. Junte o tomate cortado em cubos e sem as sementes. Mexa bem, pressionando com a espátula, até formar uma pastinha;
4. Adicione o alho picado fininho, o cominho, a páprica doce e a folha de louro. Mexa por mais um minuto;
5. Adicione o grão-de-bico e a água. Misture novamente e deixe cozinhar em fogo médio. Assim que começar a ferver, diminua a temperatura e deixe apurar por mais 20 minutos;
6. Enquanto a sopa está no fogão, você pode aproveitar para preparar os ingredientes para a finalização do prato. Em uma frigideira antiaderente, coloque um fio de azeite, as linguiças inteiras e a xícara de grão-de-bico reservado. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Leve ao fogo médio. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, por cerca de 10 minutos até dourar;
7. Desligue o fogo. Transfira as linguiças para uma tábua e as corte em fatias finas. Reserve o grão-de-bico dourado na frigideira;
8. Volte para o preparo da sopa. Assim que der os 20 minutos, desligue o fogo. Descarte a folha de louro e transfira a sopa para o copo do liquidificador. Bata até ficar lisa e cremosa. Dica: tome cuidado com o conteúdo quente. Segure firme a tampa do eletrodoméstico com um pano de prato, para evitar que o vapor do caldo a abra;
9. Sirva a sopa quentinha com a linguicinha fatiada e o grão-de-bico dourado acrescentados.
Refeições mais saudáveis
É importante ressaltar que as sopas ainda se enquadram como refeições saudáveis – desde que preparadas com vegetais frescos e temperos naturais. Para ter acesso a esses ingredientes, a dica é visitar uma das lojas do Super Andreazza.
– Disponibilizamos itens para uma alimentação balanceada em todas as lojas. Além de seções dedicadas a produtos integrais e dietas com algum tipo de restrição, como lactose e glúten, há grãos a granel em certas unidades – conclui Anelise.
Vale destacar também o blog Super Andreazza, uma ferramenta utilizada para tratar de questões alimentícias e trazer dicas para os consumidores.