Mais uma vez, o poder de reação e concentração do grupo do Juventude será colocado à prova neste domingo (15). Após a eliminação frustrante na Copa do Brasil, o time alviverde concentra todas as suas forças naquele que é o grande objetivo da temporada: a permanência na Série A.
O cenário até aqui traz um certo otimismo, já que a equipe nunca ingressou no Z-4 da competição nacional em 25 rodadas. O problema está justamente no rendimento recente do time. Sem a mesma competitividade e qualidade que levaram o Juventude a fazer essa campanha segura, o torcedor está com uma pulga atrás da orelha.
Depois de ser derrotado pelo Inter e não conseguir vencer fora de casa dois adversários diretos — Atlético-GO e Cuiabá —, o Ju terá outra oportunidade no Alfredo Jaconi de mostrar sua força. Mostrar que pode realmente confirmar seu objetivo principal sem grandes sustos.
Do outro lado, um Fluminense que reagiu e também chegará mordido por ter sido eliminado pela equipe gaúcha na Copa do Brasil.
Será um duelo dificílimo, assim como quase todos desta reta final de Brasileirão. O momento é de justamente recuperar a sinergia com o torcedor jaconero e fazer valer a força local. E o primeiro passo para isso precisa ser dado por Jair Ventura, na escalação da equipe.
Sem inventar e colocando os melhores em campo, as chances crescem muito.