O vôlei masculino brasileiro garantiu, de forma dramática, a sua vaga para os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. E dois caxienses fizeram parte do grupo durante o torneio classificatório, no Rio de Janeiro.
O primeiro, e mais conhecido, é o levantador Fernando Kreling, o Cachopa. O jogador iniciou a carreira nas categorias de base da Apaavôlei/UCS, onde permaneceu até 2013, brilhou pelo Sada/Cruzeiro, onde foi multicampeão, e hoje defende o Vero Volley Monza, da Itália.
Aos 27 anos, Cachopa vem sendo convocado constantemente nos últimos anos pela Seleção e participou dos Jogos de Tóquio, em 2021. Após se recuperar de uma lesão no joelho, no ano passado, ele voltou a ser importante no revezamento com o titular Bruninho.
Já Paulo Marcelo Ferreira, o Gaúcho, também foi atleta da base da UCS e integrou a comissão técnica da seleção no Pré-Olímpico como auxiliar de quadra. A expectativa é de que ambos possam continuar trilhando as respectivas trajetórias com a seleção brasileira. Porém, por conta da mudança de comando, com o pedido de demissão do técnico Renan Dal Zotto, o cenário passa a ser incerto.
A classificação olímpica foi garantida com vitória sobre a Itália por 3 sets a 2 (parciais 25/23, 23/25, 15/25, 25/17) no último domingo, diante de 10 mil pessoas que lotaram o ginásio do Maracanãzinho no Rio de Janeiro.
O principal desafio do Brasil antes das Olimpíadas será a Liga das Nações de 2024, que servirá como Laboratório para os Jogos.