A força do basquete brasileiro está com os clubes. Depois de a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) retirar a chancela da Liga Nacional de Basquete (LNB), fazendo com que o Novo Basquete Brasil (NBB), deixe de ser o torneio oficial do país, a resposta das agremiações que organizam a competição nacional foi enfática.
Após reunião realizada nesta terça-feira (4), os 20 times, incluindo o Caxias do Sul Basquete e União Corinthians, de Santa Cruz do Sul, confirmaram a participação na liga, que vai para a sua 16ª edição, com início previsto para outubro. Além dos 17 times participantes da última edição, Mogi-SP, Vasco-RJ e Botafogo-RJ devem voltar à disputa.
Com patrocinadores mantidos e a força dos grandes clubes brasileiros, o NBB se manterá forte, mesmo com a queda de braço proposta pela CBB. A liga também confirmou a continuidade da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), da manutenção dos outros eventos da próxima temporada, a Copa Super 8, Torneio Interligas (adulto e sub-22) e o Jogo das Estrelas.
Além disso, existe a ideia de retomada da Liga Ouro, competição que foi realizada de 2014 a 2019, e que é o caminho de acesso ao NBB.
Confira o comunicado da LNB:
A Liga Nacional de Basquete faz parte do Sistema Nacional do Desporto conforme garantido na Lei Pelé bem como na nova Lei Geral do Esporte. Esta última, inclusive, amplia os direitos das Ligas no Brasil. Desta forma, a legalidade e a independência da Liga são reforçadas fazendo com que nosso modelo de gestão esteja cada vez mais próximo ao de entidades como a NBA e a Euroliga de Basquete, referências mundiais da modalidade.
O cronograma da próxima temporada se mantém inalterado, incluindo o NBB, Copa Super 8, LDB, Torneio Interligas (Adulto e Sub-22) e o Jogo das Estrelas, este que é hoje o maior evento de entretenimento esportivo do Brasil.
O NBB é um campeonato consolidado, que terá sua 16ª edição a partir de outubro de 2023 e através dele seus Clubes reafirmam sempre o respeito a toda a comunidade que forma o ecossistema do basquetebol brasileiro. A perspectiva agora é de uma participação mais ampla de equipes a partir da inscrição já feita por 20 clubes que assinam este comunicado.
Seguiremos atuando com os mesmos valores que norteiam a Liga desde sua fundação há quinze anos. A democracia e as decisões coletivas e transparentes dos Clubes são a base da nossa filosofia de trabalho, bem como os pilares de sustentação da nossa entidade.
Continuaremos construindo essa história cada vez mais cientes do nosso desafio em transformar e contribuir para o basquetebol no Brasil. O compromisso dos Clubes da Liga é com a modalidade e com todos os agentes que integram o nosso ecossistema, sejam estes atletas, treinadores, árbitros, profissionais, parceiros, patrocinadores, imprensa e fãs.