O objetivo era fazer do fator local um trunfo. E foi exatamente isso que o Caxias Basquete/Recreio da Juventude conseguiu na primeira fase da Liga de Desenvolvimento do Basquete (LDB). Com mais uma atuação consistente, o time do técnico Bruno Lopes derrotou o Pato nesta quarta-feira (21) por 67 a 63 e fechou essa etapa inicial com 100% de aproveitamento.
Foram cinco vitórias em cinco jogos, o que garante à equipe caxiense a liderança do Grupo A e uma margem importante para a segunda fase, que será disputada em São Paulo, que deve ocorrer no próximo mês. Lá, os adversários serão Paulistano, Corinthians, São Paulo, Franca, Rio Claro e Vasco.
No Sesi, o primeiro tempo foi de dois momentos distintos. Nos 10 minutos iniciais, domínio absoluto do Caxias. Com uma forte defesa e ótimo aproveitamento no ataque, a equipe da casa fez 20 a 5 e deu a impressão de que conquistaria uma vitória tranquila. Só que o Pato tinha outros planos. Com Novaes e Rocha melhorando seu desempenho ofensivo e jogando mais dentro do garrafão, a equipe paranaense se recuperou, venceu o quarto por 21 a 8, e foi para o intervalo só dois pontos atrás: 28 a 26 Caxias.
A partir do terceiro período, o jogo passou a ser mais equilibrado. E com boas performances de lado a lado. Novidades para essa LDB, Vini Chagas e Léo Cravero comandaram o ataque do Caxias, que seguiu comandando o placar, mesmo que com o Pato quase sempre na cola. O 20 a 16 para o time de Bruno Lopes no quarto deixou o jogo em aberto para 10 minutos finais.
Na reta decisiva, prevaleceu a defesa caxiense, que marcou os principais destaques do Pato e soube correr a quadra para contra-atacar. Em um duelo equilibrado e contando com a experiência de alguns jogadores para definir as jogadas finais, o resultado final foi de 67 a 63 para o Caxias Basquete.
Os principais cestinhas do time caxiense foram Vini Chagas, com 15 pontos, Léo Cravero, com 14, e Elias, com 13.