Em meio à Série B do Campeonato Brasileiro e a tentativa de retornar à elite, o Juventude também dará atenção a Copa do FGF - Troféu Rei Pelé. O time, comandado pelo técnico Adaílton Bolzan, terá a responsabilidade de buscar o título, que garantirá o grande objetivo alviverde na próxima temporada: uma vaga na Copa do Brasil.
A competição dará oportunidade aos jovens oriundos das categorias de base como o goleiro Ronald, o zagueiro Clebio, Da Rocha e João Trevisol. Além disso, jogadores sem espaço na Série B terão a chance de demonstrar um bom desempenho: o lateral-direito Daniel Guedes, o volante Wesley Hudson e o atacante Vitinho. O próprio técnico Adaílton Bolzan pode utilizar a competição para ganhar experiência e sonhar com a equipe profissional no futuro, sendo mais um efetivo e num interino.
A Copa FGF, apesar das suas dificuldades e a bagunça na tabela que muda toda hora, é uma grande oportunidade para o Juventude garantir uma vaga na Copa do Brasil 2024, sem depender de Grêmio e Inter ou do título na Série B. Em grupo com Passo Fundo, São Luiz e União Frederiquense, o Juventude tem a necessidade de ser o primeiro colocado.
A competição divide os clubes em três grupos: dois com cinco participantes e um com quatro. A fase classificatória terá jogos em turno e returno. As quartas de final, semifinais e finais serão disputadas em partidas de ida e volta, sem gol qualificado. Avançam de fase os dois melhores colocados de cada grupo e os dois melhores terceiros colocados na classificação geral.