Chegamos no dia 3 de maio de 2023. Em Caxias do Sul, no Estádio Alfredo Jaconi, o Juventude encara o Guarani pela quarta rodada da Série B do Campeonato. Em condições normais, seria mais um jogo numa competição com 38 partidas. No entanto, o começo ruim do time alviverde torna a quarta rodada em decisiva. Isso mesmo. Decisiva.
O torcedor jaconero está machucado. O péssimo 2022, o Campeonato Gaúcho irregular e a chegada do técnico Pintado aumentaram a expectativa por dias melhores na Série B. No entanto, não é isso que estamos vendo. Os três primeiros jogos na competição nacional não foram bons. O desempenho foi irregular.
A equipe passou por mudanças e ainda não se encontrou. O passado recente de resultados ruins aumenta a cobrança no atual elenco. Por isso, o confronto diante do Guarani torna-se decisivo.
Foi o próprio Juventude que tornou a quarta partida na Série B em maneira decisiva. Só o Juventude pode encontrar alternativas e retomar o rumo das vitórias. O objetivo é brigar pelo acesso à elite nacional. Então, um empate ou derrota contra o Guarani vai aumentar ainda mais a distância para os primeiros colocados.
Acredito que o técnico Pintado tem capacidade e irá conseguir uma recuperação no time alviverde, porém isso não pode ser mais adiado. Pelo bom ambiente no Jaconi, a vitória diante do Guarani torna-se inegociável.