O Juventude ainda não se encontrou no Campeonato Brasileiro da Série B. Após três rodadas, o Verdão tem três derrotas. Nem o mais pessimista torcedor alviverde imaginaria um começo tão ruim. Neste contexto de dificuldades, o técnico Pintado tem alguns desafios importantes para conseguir a primeira vitória e recolocar o Ju no caminho dos bons resultados.
O primeiro desafio é encontrar a equipe ideal. O Juventude passou por uma troca no comando técnico. Chegaram 11 reforços depois do Campeonato Gaúcho. O time antes moldado ao sistema mais reativo de Celso Roth, agora tem uma cara mais propositiva com Pintado. Porém, o treinador ainda não encontrou o time ideal e, talvez, ainda demore. Porém, os resultados precisam aparecer antes dessa definição.
Outro desafio será aumentar o rendimento individual de alguns jogadores. É claro para quem assiste as partidas do Juventude o quanto Jadson e Mandaca, por exemplo, estão bem abaixo do que já produziram no próprio Juventude. São dois jogadores que ainda buscam a melhor forma para contribuir mais. Outro atleta que caiu de desempenho é o centroavante Rodrigo Rodrigues. O último gol marcado foi em fevereiro contra o Aimoré.
Pintado também tem o desafio de dar continuidade ao atacante Ruan. O jovem é o melhor jogador da função atualmente no Juventude. Não há explicação lógica para David continuar como titular, porque pouco contribui para o time quando começa as partidas. As suas boas participações foram ingressando no decorrer dos jogos.
Agora, o principal desafio do treinador será conseguir a primeira vitória, independente do rendimento individual e coletivo. O Juventude precisa vencer o Guarani para não entrar numa crise desnecessária neste começo de Série B.