Uma troca no comando técnico não era a melhor opção para o Caxias neste momento. Thiago Carvalho fez parte da montagem do elenco para a temporada e a Série D poderia confirmar a evolução apresentada no Gauchão. No entanto, o treinador recebeu uma proposta melhor e foi. O fato positivo é que a direção grená agiu rapidamente e contratou Tcheco.
Se em 2022, o Caxias esperou 20 dias por um treinador e perdeu tempo na preparação para a Série D, neste ano, não repetiu esse erro. A saída de Thiago Carvalho teve uma ação imediata e que merece elogio. Em menos de duas horas após o anúncio de um comandante, a confirmação do próximo.
Tcheco chega como nome de convicção da direção do clube. Leston Jr, que estava sem clube após sair do Campinense, também foi uma possibilidade levantada, mas o ex-meio-campista tem a confiança da diretoria para conseguir o sonhado acesso.
Tcheco tem experiência recente na Série D. Em 2021, pelo Cascavel fez a segunda melhor campanha no grupo, mas na segunda fase foi eliminado para Cianorte. No ano passado, ficou em terceiro na chave do Caxias. No primeiro mata-mata, perdeu nos pênaltis para o Paraná. Chegou a hora de fazer chegar mais longe e conseguir um acesso.
O novo treinador grená tem ideias de jogo propositivas, de ter uma posse de bola objetiva, e quando defender de tentar recuperar em transição rápida. A direção buscou alguém que segue o modelo de jogo do seu antecessor e isso pode ser outro ponto positivo.