O futebol é mais dinâmico que o torcedor possa imaginar. Na noite de quarta-feira (12), o presidente do Caxias era enfático ao confirmar a permanência do técnico Thiago Carvalho. "Thiago continua treinador do Caxias", resumiu Mário Werlang às 21h07min da noite anterior. Contudo, ele não contava com uma investida fatal do América de Natal-RN 12 horas após.
Próximo ao meio-dia desta quinta, o Caxias tomava conhecimento da proposta irrecusável do time potiguar pelo melhor treinador do Campeonato Gaúcho. O salário será três vezes maior que o Caxias paga ao seu comandante. Depois das 13h30min, a informação divulgada pelo repórter Matheus Maciel, da Rádio Caxias, ganhava as ruas da cidade, assim como a neblina desta quinta-feira.
Pouco antes das 13h40, o vice-presidente Paulo Cesar Santos atende à ligação do Pioneiro, mas desconversa. Questionado sobre uma reviravolta na permanência de Thiago Carvalho, ele questiona: "Reviravolta? Ainda não tem nada, vamos aguardar". Após insistir se o treinador está de saída, responde:
— Existe possibilidade, temos que cumprir etapas. Proposta oficial é quando cair o valor na conta. Estamos reunidos no clube, mas primeiro tem que oficializar a proposta — disse.
15 minutos depois da conversa com vice de futebol do Caxias, a reportagem do Pioneiro chega ao Estádio Centenário e o silêncio imperou. O presidente Mário Werlang não atendeu as ligações e a assessoria informava que os dirigentes iriam se manifestar somente após a nota oficial do clube, divulgada às 15h59min.
TARDE DE NEBLINA E DESPEDIDAS
Os repórteres estavam todos reunidos na sala de imprensa e, à distância, observavam a movimentação na porta do vestiário grená. Enquanto o capitão Dirceu concedia entrevista coletiva, o técnico Thiago Carvalho aparecia na porta do vestiário sem uniforme do clube. Na sequência, o preparador físico Tiago Cetolin, o auxiliar Luís Gustavo e o analista Flávio Salla saem em direção ao estacionamento, sem o fardamento do clube e com suas mochilas nas costas.
Às 15h, a imprensa aguardada a saída do treinador na portaria do Estádio Centenário. Thiago Carvalho deixou o clube em um carro onde estavam os demais integrantes que irão o acompanhar para Natal-RN. Ao avistar a imprensa, Luís Gustavo para o veículo e o treinador atende a imprensa. Sorridente, pede para não fazer gravações, mas diz que atenderá todos até segunda-feira, quando deixará Caxias do Sul.
Com o grupo de atletas de volta aos treinos, os trabalhos físicos foram realizados no gramado do CT Baixada Rubra com os auxiliares da preparação. Enquanto isso, o Caxias aguardava o pagamento de multa rescisória de Thiago Carvalho, na casa dos R$ 200 mil. Enquanto a atividade acontecida, as reuniões do departamento de futebol cessavam. O vice de futebol, Paulo Cesar Santos deixava o clube de carro, enquanto o executivo Marcelo Segurado iniciava as tratativas do novo treinador, que chegará na segunda-feira, e o gerente João Corrêa acompanhava o treino.
Thiago Carvalho deixou o Estádio Centenário após 330 dias. Ele chegou em uma tarde fria de 19 maio e deixou em uma mesma tarde de neblina. Mais um profissional que deixa o clube, sem conseguir dar o calor da festa do acesso à Série C.