A grande campanha do Caxias no Campeonato Gaúcho, com o segundo lugar, já faz parte do passado. O time grená teve todos os méritos para chegar na decisão, teve qualidade e capacidade para alcançar ótimos números. Porém, de nada adiantará essa participação importante no Estadual, se o objetivo do acesso for alcançado.
Talvez, poucos lembrarão do vice-campeonato gaúcho na temporada do Caxias, se o time grená não chegar ao acesso à Série C. Infelizmente, essa é a cultura do futebol. Então, para coroar um grande ano, o Caxias precisa confirmar uma das quatro vagas na Terceira Divisão nacional e, assim, o 2023 terá sido feito com êxito e sucesso.
Agora, sob o comando do técnico Tcheco, o Caxias precisa consolidar a sua forma de jogar com as mudanças que aconteceram após o Gauchão. Além da saída do técnico Thiago Carvalho, o goleiro Bruno Ferreira e o atacante Jean Dias deixaram a equipe. Os dois atletas tiveram participação importante na campanha.
Sem Bruno Ferreira, André Lucas terá nova oportunidade para mostrar que tem capacidade para ser titular e, com isso, não ser reserva de Pedro Paulo, que chega com status de titularidade. Sem Jean Dias, Marcelinho deve ser o substituto. O jogador canhoto tem velocidade e ótima movimentação. Pode dar um ganho no ataque grená.
Chegou a hora da Série D para o Caxias. O vice-campeonato gaúcho ficou no passado. Agora, tudo é acesso. O filme repetido de insucessos não pode acontecer novamente. 2023 precisa ser o ano grená para sair dessa competição inglória chamada Série D.