Independentemente do resultado de domingo, é possível cravar: o Caxias já cumpriu um grande papel no Gauchão. Bateu de frente com os gigantes, evoluiu durante o campeonato e soube se impor diante dos rivais do Interior. Em um cenário de preparação para a Série D, cumpriu com todos os requisitos. Garantiu a vaga na Copa do Brasil de 2024 e o calendário nacional, se for necessário. E agora, o que falta?
É o próximo degrau, da excelência, do algo a mais dentro de um campeonato que se abre para a surpresa. Tanto o Caxias como o Ypiranga são franco-atiradores neste final de semana. A dupla Gre-Nal tem o maior investimento, a responsabilidade, o favoritismo, a pressão. O Grená e o Canarinho têm a seu favor o bom futebol e a confiança de dois clubes que mostraram que é possível enfrentar os gigantes sem se apequenar. Jogar futebol de forma propositiva, mesmo contra adversários mais fortes.
É justamente essa postura e o rendimento do Caxias durante todo o campeonato que fazem o torcedor acreditar na vaga na decisão. No Beira-Rio, com um ambiente adverso e diante do atual vice-campeão brasileira e que se prepara para a disputa da Libertadores, será preciso beirar a perfeição para subir o degrau.
Seja com uma vitória ou pelas mãos de Bruno, na disputa dos pênaltis, o sonho é real.