Deu a lógica. O Caxias carimbou seu passaporte para as semifinais sem grandes sustos. Em Santa Cruz do Sul, fez um jogo seguro e, mesmo desperdiçando muitas chances de gol, venceu a primeira fora de casa diante do Avenida. Mais do que isso: manteve a invencibilidade que persiste desde a primeira rodada, quando levou 2 a 1 do Grêmio.
Na primeira etapa, mesmo se preservando fisicamente em alguns momentos, o Caxias mostrou sua superioridade técnica. É bem verdade que o Avenida também levou perigo em duas chegadas, com Piontek e Carlos Henrique. Porém, o time grená foi mais incisivo. Pelos lados do campo, encontrou espaços generosos e poderia ter feito até mais do que o 1 a 0, em finalização de Dudu Mandai que desviou na defesa.
A movimentação de Peninha, Bustamante e Diego Rosa fazia o Caxias criar oportunidades em sequência, sempre que movimentava a bola com mais velocidade. Foi assim no final da primeira etapa e no começo da segunda. Com o passar dos minutos, e diante de um Avenida que pouco mostrava vontade de reagir, o time grená empilhou oportunidades. Mas não foi efetivo.
Mesmo assim, não fez falta. Em terceiro lugar, o Caxias vai enfrentar o Inter, com o primeiro confronto no Centenário. Pelo que mostrou na primeira fase, dá para o Grená sonhar com algo a mais.