A primeira fase do Campeonato Gaúcho chega a sua reta final. Ainda restam três rodadas para a definição das equipes classificadas às semifinais e os dois rebaixados para a Série A-2. Os times da Serra Gaúcha vivem um bom momento, se pegarmos o recorte da oitava rodada. O Caxias se manteve no G-4, o Juventude venceu e encostou na briga por classificação e o Esportivo venceu a primeira.
Dois três clubes da Serra, o Caxias é o mais regular no Campeonato Gaúcho. O time do técnico Thiago Carvalho mostrou uma evolução e até um número maior de peças como opções que deram uma resposta maior. A campanha grená credencia o time a classificação, mas tudo passará por um bom resultado no clássico Ca-Ju.
O Juventude ainda não engrenou no Gauchão. O time encontra enormes dificuldades, mas, pelo menos, deu um jeito de estar vivo pela classificação. Até a rodada passada, estava muito próximo da zona do rebaixamento. A vitória diante do Aimoré deu um respiro à equipe do técnico Celso Roth. O desempenho não é bom, mas está na média de um campeonato gaúcho ruim tecnicamente até o momento.
O Esportivo tem o maior desafio. Com muitas limitações técnicas, o time do técnico Carlos Moraes demorou oito rodadas para conseguir a primeira vitória. O resultado de virada diante do Avenida pode dar um gás na reta final para buscar a permanência na elite. No entanto, a sequência de jogos é cruel: Ypiranga, Juventude e Inter.