Em alguns jogos, como o deste domingo, faltam até palavras para explicar o que aconteceu. O desfecho de América-RN x Caxias beira o inacreditável. O time grená fez o mais difícil, abriu o placar e calou a Arena das Dunas. Porém, pelos próprios erros, acabou sucumbindo e viu, mais uma vez, o acesso escapar pelas mãos.
É difícil descrever o tamanho do sofrimento do torcedor, que, de novo, viu a vaga ficar tão perto. Desta vez, não teve confusão extracampo, não teve crise interna, não teve falta de peças no grupo de jogadores. Faltou o detalhe. Faltou segurar o acesso.
No primeiro tempo, a missão inicial do Caxias era suportar a pressão dos donos da casa. E foi isso que o time de Thiago Carvalho fez. O América-RN só levou perigo em duas oportunidades, ambas com Wallace Pernambucano, em cobrança de falta, aos oito, e em cabeçada que parou em André, aos 21. Em um jogo nervoso e com muitos erros de passes de lado a lado, a competitividade grená chamava a atenção. Amaral e Tetê eram leões à frente da dupla de zaga, que manteve a seriedade.
Veio a segunda etapa e com ela a pressão do Mecão, que obrigou André Lucas a fazer duas grandes defesas. O Caxias só precisava de uma oportunidade, e ela veio. Em grande jogada individual de Rafael Furlan, o lateral chegou até a linha de fundo e cruzou. Diego Mathias escorou e Matheuzinho mandou o ângulo. O placar de 1 a 0 parecia resolver a parada.
A torcida mandante, ressabiada pelos fracassos recentes na Série D, se calou. Tudo se encaminhava para que o Caxias escrevesse uma história diferente e buscasse seu primeiro acesso nacional. Só que quando tudo parecia calmo, o próprio time grená fez questão de recolocar o América no jogo. O experiente Maicon Assis errou um passe na intermediária defensiva e ofereceu a chance para o Mecão empatar com Iago.
A partir daí, a torcida empurrou e, com qualidade e uma dose de sorte, o América virou e ainda fez um terceiro gol nos acréscimos, de longe, com desvio. Um gol que fez Furlan, Thiago Sales, Diego Mathias e outros jogadores grenás desabarem no gramado. Inacreditável. Surreal.
O Caxias chegou tão perto e não conseguiu segurar em suas mãos a vantagem. Mais do que isso, acabou perdendo para si próprio.