Por mais que o grande objetivo da temporada do Caxias seja a Série D do Brasileiro, não seria nada mal se classificar à semifinal do Gauchão. É claro que a missão tornou-se muito mais complicada pelos resultados até aqui, mas é importante que esses tropeços também sirvam como ponto de avaliação. Ou de direcionamento, como disse o técnico Rogério Zimmermann.
Até mesmo o duelo diante do União, neste sábado (12), poderá ter um impacto positivo ou negativo para a sequência do ano. Terminar o Estadual com vitória, mesmo sem a vaga na próxima fase, é garantir o calendário nacional em 2023 e, principalmente, manter uma energia positiva para o começo do campeonato nacional. Por outro lado, um revés pode inclusive trazer questionamentos maiores sobre o grupo e a comissão técnica. Isso, inclusive, já acontece na direção grená.
O importante, neste momento, é direcionar as energias para que o Caxias ganhe força. E aí se sabe da necessidade de reforçar o elenco, de fazer as escolhas certas e, principalmente, de não criar as famosas crises internas.