9 de outubro. O torcedor do Juventude agora tem uma data para colocar no calendário e celebrar. Será o dia do retorno dos Jaconeros ao estádio e, principalmente, um reencontro com o clube na Série A, 14 anos depois.
Como já foi dito e repetido pela direção alviverde, a prioridade deve ser dos sócios, mas é muito provável que os demais torcedores também tenham a oportunidade de acompanhar os jogos a seguir, especialmente se for confirmado um novo decreto estadual com a ampliação da capacidade para eventos esportivos, algo que foi antecipado pela colunista Kelly Matos.
No cenário atual, seriam 2,5 mil torcedores aptos a acompanharem o duelo contra o América-MG, o próximo no Alfredo Jaconi. Porém, esse número (ou mesmo o percentual do estádio liberado) deve mudar ainda nesta semana. O avanço da vacinação e a redução de casos da covid-19 apontam para uma evolução gradativa em todos setores, o que inclui o esporte e, obviamente, o futebol.
O mais importante, neste primeiro momento, é reforçar o que escrevi antes das partidas envolvendo Caxias e Esportivo, na Série D. Consciência e bom senso são fundamentais. É hora de seguir os protocolos estabelecidos nos estádios e valorizar esse momento de retomada. No caso da torcida alviverde, um cenário especial. Afinal, o torcedor "saiu" do Jaconi quando a equipe ainda disputava o Gauchão e se preparava para encarar a Série B. Vai voltar na elite, com sete grandes duelos ainda pela frente: América-MG, Ceará, Bahia, Inter, Fluminense, Bragantino e Corinthians.