A parceria da Turner, empresa dona da TNT Sports, e os clubes que haviam fechado compromisso com o canal de TV fechado será encerrada ao final da atual edição do Campeonato Brasileiro. Entre os times com vínculo com a emissora está o Juventude, que tinha contrato até 2024 com a companhia sediada nos Estados Unidos.
No comunicado, a Turner afirma que " a decisão, amparada pela cláusula de saída prevista em contrato, foi tomada porque a oferta de transmissão fragmentada do Campeonato Brasileiro de Futebol não permite à companhia proporcionar uma experiência integral aos seus assinantes. Com venda pulverizada para a TV aberta e outras plataformas, além de outros fatores limitantes como falta de jogos exclusivos e os blackouts, o modelo atual não é sustentável para a companhia".
O Juventude, no entanto, já trabalhava com a possibilidade de saída da TNT Sports e começou outras tratativas para um futuro acordo.
— Tínhamos algumas sinalizações ao longo desse período que poderia ter a possibilidade da Turner não continuar. Não pegou nenhum clube de surpresa. Tivemos até uma reunião hoje (28), no final da manhã, com os outros clubes e uma outra empresa para buscar alternativas. Vamos ver agora na sequência o que o Juventude vai fazer pensando nos próximos anos, se vamos aderir ao contrato da Globo, se vamos, juntos desses clubes, buscar alternativas. Agora temos um tempo para pensar qual o passo seguinte que vamos dar — explicou o presidente do Juventude, Walter Dal Zotto Jr., que negou que o encontro desta terça-feira tenha sido com o Grupo Globo, dono do Sportv, que concorria diretamente com a Turner.
A mudança se dá, principalmente, por conta do projeto de lei 2336/2021, chamado de Lei do Mandante, de autoria do ex-jogador e senador Romário (PL-RJ). O texto altera aspectos da Lei Pelé sobre a negociação entre clubes e emissoras de televisão, permitindo que cada time negocie os direitos de transmissão dos jogos em que é mandante.
Hoje, sete times da Série A têm contrato vigente com a Turner: Juventude, Santos, Bahia, Ceará, Fortaleza, Athletico-PR e Palmeiras.