O Caxias x FC Cascavel, na tarde deste sábado (21), foi um confronto de dois times em momentos opostos. E, especialmente na segunda etapa, ficou muito óbvio de entender quem estava com a classificação garantida e quem vive um momento de pressão, sem conseguir vencer. No Estádio Centenário, o empate acabou ficando de bom tamanho para os donos da casa.
Enquanto os visitantes eram organizados, jogavam mais soltos e criavam chances com naturalidade, o Grená precisava fazer muita força. Atrás e na frente. De novo, não faltou dedicação dentro da estratégia de ser um time mais reativo. Faltou realmente qualidade para finalizar as jogadas, tanto em questões táticas como técnicas. Em muitos momentos, a impressão era de que a bola queimava nos pés de alguns jogadores.
Por outro lado, é importante frisar que o Caxias conseguiu criar mais do que nas últimas partidas (até porque não tinha como criar menos), mas parou em suas próprias limitações. Quando Michel, enfim, teve a frieza para acabar com o jejum de gols da equipe grená, veio o golpe natural ainda na primeira etapa, com a igualdade dos paranaenses.
E aí ficou mais clara a diferença. O Caxias lutou para segurar o adversário na defesa, mas ao recuperar a posse de bola não tinha nenhuma clareza do que fazer. Desorganizado, pressionado e com jogadores muito abaixo do que a camisa grená exige, foi mais uma atuação decepcionante.
Já os paranaenses devem ter saído de campo lamentando o resultado. Nos minutos finais da partida, a trave, em duas oportunidades, e uma grande defesa de Marcelo Pitol, em chute que também parou no travessão, evitaram o pior e o Caxias saiu de campo com um ponto. O empate não resolve nada, mantém a situação crítica da equipe e pode até significar a saída do G-4 ao final da rodada, mas acaba sendo melhor do que outra derrota em casa.
O grande problema é a perspectiva em relação ao que está por vir nas duas rodadas finais. O Caxias mudou sua forma de jogar, trocou peças e não conseguiu render. Na próxima rodada, mesmo diante do eliminado Rio Branco, dá para confiar em uma vitória no Paraná?
Mesmo para quem garantia uma classificação à próxima fase, fica difícil de acreditar 100%.