O desempenho não agrada muitos grenás e papos. Porém, mesmo com oscilações e questionamentos sobre seus trabalhos, Rafael Lacerda e Marquinhos Santos chegam na última rodada da primeira fase com seus times na briga pelas vagas restantes à semifinal do Gauchão. O Caxias depende apenas de si. O Ju precisa vencer e torcer por um resultado paralelo.
Com Grêmio e Inter garantidos, a dupla Ca-Ju duela com Ypiranga e Aimoré pelas duas posições restantes. O caminho não é tão simples, até mesmo pelo que aconteceu nos jogos anteriores. O Juventude lamenta demais os erros da arbitragem que fizeram o time perder dois pontos em Bento Gonçalves, contra o Esportivo. Se tivesse vencido, o panorama seria diferente.
Já o Grená teve a oportunidade de confirmar a classificação de forma antecipada, esteve duas vezes à frente do placar, mas acabou ficando no 2 a 2 com o Ypiranga, e parou nos 16 pontos, dois a mais que o Verdão, que é o quinto colocado.
Pelo desafio do time de Erechim ser o Grêmio, que vai querer confirmar a vantagem do primeiro lugar, não me surpreenderá se a dupla Ca-Ju avançar junto à próxima fase. Claro, precisará fazer sua parte para isso.
Quando avaliado apenas o desempenho neste início de temporada, seria uma surpresa ver os dois times duelando com Grêmio e Inter. Por outro lado, dado o baixo desempenho dos outros rivais do Interior, sendo o Ypiranga o único com maior regularidade, e a qualidade técnica de alguns atletas de Caxias e Juventude, estaria dentro da lógica a confirmação de resultados positivos no sábado e a consequente classificação.
A questão que fica é: em caso de avanço, mesmo com atuações não tão convincentes, a pressão diminui para Lacerda ou Marquinhos?