A direção do Juventude analisa a possibilidade de contratar o zagueiro Henrique, de 34 anos, do Belenenses-PT. O nome do jogador foi oferecido a clubes brasileiros, como o Verdão e o Coritiba, clube que revelou o jogador. No entanto, um contrato longo com o clube português é o maior entrave do momento.
Contratado pelo Belenenses em 2020, Henrique assinou um contrato de dois anos, indo até 30 de junho de 2022. Para sair, portanto, precisaria de uma liberação dos Azuis do Restelo.
O interesse no jogador foi confirmado pelo executivo de futebol do Juventude, Marcelo Barbarotti. Contudo, o dirigente destaca que é um negócio difícil.
— É um nome que nos foi oferecido e interessa. Sabemos que ele quer retornar ao país e jogar a Série A, mas o contrato longo em Portugal dificulta a negociação. Se houver liberação do Belenenses, podemos avançar com uma proposta. Por enquanto, paramos na primeira estaca — disse Barbarotti.
Matheus Ornelas, empresário que apresentou o nome do zagueiro a clubes brasileiros, afirma que neste momento não há negociação com nenhum clube.
— Não abrimos negociação. Ele (Henrique) continua no Belenenses e está feliz. Não descartamos nada para o futuro, como jogar no Juventude ou outro clube brasileiro, mas hoje a possibilidade não é real — afirma Ornelas.
Henrique foi revelado pelo Coritiba em 2006. No Brasil, atuou também por Palmeiras, Fluminense e Corinthians. Em 2008, foi vendido ao Barcelona por 8 milhões de euros. No entanto, jamais jogou no clube Culé, sendo emprestado para Bayern Leverkusen e Racing Santander. No exterior também atuou por Napoli e Al Ittihad Kalba-EAU.
Seu auge foi em 2014, quando foi convocado pelo técnico Luiz Felipe Scolari para a Copa do Mundo. Quarta opção, atrás de Thiago Silva, David Luiz e Dante, ele participou de apenas dos minutos finais na vitória sobre a Colômbia, em Fortaleza, pelas quartas de final.