Muito antes desse estranho tempo de chuva e enxurrada, os músicos Rafael De Boni e Gilney Bertussi, colocaram em prática o projeto Nossa Música Entre Causos e Gaitas.
As atividades movimentaram mais de 1,3 mil alunos das escolas municipais Aristides Rech, Érico Veríssimo, Armindo Mário Turra, Vitorio Rech Segundo, Assis Brasil, Professora Leonor Rosa, de Desvio Rizzo, José Bonifácio e Caetano Costamilan entre os meses de março e abril.
Nesta semana, começaram a surgir postagens em redes sociais com diversas versões para O Casamento da Doralice, primeiro bugio gravado pelos Irmãos Bertussi, em 1956.
Essas gravações reúnem os estudantes e o acordeonista Rafael De Boni, numa múltipla empreitada de realizar a oficina, captação e edição de áudios, realizar as gravações de acordeon e contrabaixo, além da mixagem final. Os vídeos têm captação de imagens e áudios, além de edição, de Saimon Fortuna.
Veja a seguir um dos vídeos do projeto:
O projeto tem financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, com apoio cultural da Fundação Marcopolo.