Nesta quinta-feira (24) tem presença de peso do meio acadêmico internacional na UCS. O convidado é o sociólogo político da educação Carlos Alberto Torres que palestra sobre a Educação para a Cidadania Global na UCS, a partir das 19h30min, no UCS Teatro.
A abertura da atividade ocorre às 19h, seguida da palestra com Torres, em diálogo que contará com a participação do diretor da Área do Conhecimento de Humanidades da UCS, professor Vanderlei Carbonara, e mediação da pró-reitora de Graduação, professora Terciane Ângela Luchese.
Logo a seguir, às 20h30min se inicia a apresentação da resenha da obra Fundamentos Teóricos e Empíricos da Educação para a Cidadania Global Crítica, de autoria do professor Torres, com mediação do professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCS Danilo Romeu Streck.
O evento é aberto à comunidade e inaugura a 8ª edição do Colóquio Nacional de Educação Discente e o 1º Congresso Internacional de Educação. Inscrições gratuitas no site ucs.br na aba Atividades de Volta às Aulas.
A propósito...
Em março de 2023, o convidado para abrir o semestre da Área de Humanidades da UCS foi o professor Moacir Gadotti. Tive a honra de entrevistá-lo. Entre as questões que dialogamos, ele teceu a sua visão sobre o que é a "educação para a cidadania global". Confira a resposta:
— A educação para a cidadania global é uma educação planetária. As palavras global e a planetária estão juntas. Eu acho que esse conceito está nas crianças. Nascemos com uma vontade de agarrar as coisas, de tentar cheirar, comer, esse vínculo amoroso com a terra vem desde o nascimento. E, muitas vezes, a educação distancia o ser humano desse vínculo amoroso com a terra. A gente sabe que o ambiental e o social são indissociáveis, então, se você degrada o meio ambiente, você degrada também a sociedade. Por isso, esse tema é tão fantástico: Justiça Socioambiental e não só ambiental, nem só social.