Seu Zé é a primeira vinícola colonial do distrito de Vila Seca. O empreendimento é também a agroindústria familiar de número 300 e receberá nesta quarta-feira (4) o certificado do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) e executado pela Emater/RS-Ascar. A entrega será durante um seminário nos pavilhões da Festa da Uva.
A cantina produz vinhos de mesa branco seco, branco suave, rosé seco, tinto seco e tinto suave. O carro-chefe é o vinho tinto 100% bordô, que já era produzido de forma artesanal para consumo da família antes da formalização da vinícola e inauguração na última sexta-feira (29).
A agroindústria tem José Laurindo Scopel no comando e a filha Gisele que, após 20 anos, retorna à propriedade para ser a responsável técnica pela vinícola. Ela é enóloga e faz parte da terceira geração da família na vitivinicultura.
A família pretende comercializar os produtos na Festa da Uva, na Festa das Colheitas e em outros eventos comunitários.
Queijo serrano
Além da inauguração da vinícola colonial Seu Zé, a cerimônia da última sexta contou com o lançamento da nova marca de queijo serrano da Monterra, o Artesano. O proprietário da agroindústria, Augusto Pasquali Perini, recebeu o certificado de registro de produto, autorizando a venda do queijo que atualmente está em fase de maturação e ficará disponível nos pontos de venda a partir de 1° de janeiro de 2025.