Onze amostras de vinhos finos de vinícolas da Região Altos Montes, em Flores da Cunha, foram avaliadas nesta semana e recomendadas por unanimidade pelos especialistas para o recebimento do selo Indicação de Procedência (IP).
São seis da safra 2024, que só devem chegar ao mercado em 2026, e cinco de safras anteriores, que foram reavaliadas e estarão disponíveis aos consumidores até abril de 2025.
As amostras da safra 2024 avaliadas incluem vinhos tintos de guarda como Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Marselan e Tannat provenientes das vinícolas Bebber, Caetano Vicentino, Fabian, Famiglia Veadrigo e Monte Reale. Esses rótulos passarão por barricas e envelhecimento em garrafa antes de serem comercializados.
As amostras reavaliadas das safras 2022 e 2023 abrangem rótulos como Sauvignon Blanc, Pinot Noir, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon e Tannat, elaborados pelas vinícolas Caetano Vicentino, Fabian e Terrasul.
O processo de avaliação é feito às cegas e é obrigatório para que os vinhos obtenham o selo IP antes de serem colocados no mercado. Participaram enólogos da Embrapa Uva e Vinho, Associação Brasileira de Enologia (ABE) e de vinícolas associadas à Altos Montes.
O selo IP é uma certificação de origem e garantia de qualidade e autenticidade.