Embora ainda faltem três meses para o Natal, algumas vitrines de lojas do centro de Caxias já estão decoradas para a data. Em geral, são estabelecimentos que oferecem artigos de decoração.
A oferta com tanta antecedência não é comum. Segundo o presidente do Sindilojas, Rossano Boff, o normal é começar a enfeitar as lojas com tema natalino depois do Dia das Crianças.
No entanto, a antecipação tem lógica se for considerado o fato de que esses lojistas também têm como clientes outros comerciantes. Eles terão, logo ali na frente, que entrar no clima de Natal e quem já está vendendo é porque viu aí uma oportunidade.
— Me parece também que o pessoal está tentando recuperar a queda no movimento durante o período da enchente — acrescenta Rossano.
Também é Halloween
Em meio às decorações de Natal que começam a surgir, tem ainda as lojas com vitrines alusivas aos Festejos Farroupilhas e ao Halloween, festa tipicamente norte-americana, celebrada em 31 de outubro, que os brasileiros têm incorporado ao calendário de celebrações nos últimos anos.
Rossano alerta que é preciso ter cautela para não confundir os consumidores com tanta informação.
— Precisa respeitar os tempos para não atropelar as coisas — sugere.