Uma tragédia como a que estamos vivendo no Rio Grande do Sul exige muitos esforços e temos visto o empenho de muitas pessoas diariamente. As entidades empresariais da região também estão mobilizadas para garantir a manutenção das atividades econômicas. Para mostrar o que está sendo feito, a coluna reúne alguns exemplos de cidades da região.
Veranópolis
Com o acesso bloqueado na BR-470, Veranópolis perdeu a principal via de escoamento da produção. Muitas empresas estão com estoque parado e outras sem conseguir receber insumos. Para resolver emergencialmente a situação, a estrada entre Vila Flores e Antônio Prado receberá melhorias do governo do Estado e a Associação Comercial Cultural e Industrial de Veranópolis (Aciv) lidera uma campanha pela reconstrução da ponte que liga Cotiporã a Bento Gonçalves, sobre o Rio das Antas.
Conforme a presidente da Aciv, Rubia Cenci Freitas, o projeto já está sendo elaborado por uma empresa voluntária de Bento Gonçalves. A entidade recolhe doações por meio da chave pix acivrs@acivrs.com.br para a obra, que ainda não está orçada. Valores que eventualmente sobrarem serão usados em outras demandas decorrentes dos danos da tragédia ambiental.
INICIATIVAS
- Pedido para melhorias na estrada entre Vila Flores e Antônio Prado.
- Campanha para reconstrução da ponte de Cotiporã.
- Campanha de incentivo às compras no comércio local.
Bento Gonçalves
Idealizado em 2020, durante a pandemia de coronavírus, o Unidos por Bento foi retomado para desobstruir e reconstruir estradas vicinais destruídas por deslizamentos e desmoronamentos. A ideia, segundo o presidente do Centro de Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), Carlos Lazzari, é criar um corredor humanitário para que as pessoas possam voltar para as suas casas.
O projeto reúne cerca de 20 entidades e já arrecadou quase R$ 2,8 milhões. O trabalho nas vias começou no dia 5 de maio e, conforme Lazzari, não há por enquanto um mapeamento do que ainda precisa ser recuperado.
Nas chuvas de setembro de 2023, o Unidos por Bento também atuou e recolheu R$ 199.883,87. O valor foi usado para a compra de móveis, eletrodomésticos, prestação de serviços de infraestrutura nas regiões atingidas e aquisição de material de construção, especialmente para o município de Santa Tereza.
PRIORIDADES
- A iniciativa foca em arrecadar recursos, até 30 de maio, para a reconstrução da região.
- Os valores arrecadados serão duplicados pelo Sicredi.
- Doações podem ser feitas via pix pela chave financeiro@cicbg.com.br ou por depósito pelo Banco Sicredi, Ag: 0167 / Conta: 07006-2.
Caxias do Sul
Desde o início do mês, CIC e sindicatos patronais buscam recursos para desobstruir vias da região. A campanha cresceu e as entidades definiram, além dos acessos rodoviários, outros pilares da iniciativa que ganhou o nome de SuperAção Serra Gaúcha — as doações podem ser feitas pela chave pix doe@superacaoserra.com.br
Entre as prioridades, o acesso aeroportuário. Conforme o coordenador da Diretoria de Infraestrutura da CIC, Fábio Vanin, uma consultoria especializada contratada pela prefeitura de Caxias realiza levantamento e análise das melhorias que podem ser feitas no aeroporto, como novos equipamentos. O Sinduscon faz orçamento para ampliação da sala de embarque.
Sobre a legislação trabalhista, outro ponto prioritário para a CIC, o presidente Celestino Loro reforça o pedido para flexibilização das regras trabalhistas durante o período de calamidade pública para preservar empregos e reduzir os impactos sociais.
PILARES
- Acessos rodoviários.
- Acesso aeroportuário.
- Abastecimento de itens essenciais como combustíveis, gás de cozinha, gás industrial e matérias-primas.
- Legislação trabalhista.
- Soluções financeiras para ajudar as empresas, como prorrogação de financiamentos e impostos, além de novas linhas de crédito.
Nova Petrópolis
A Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (Acinp) criou um comitê interno de soluções com lideranças empresariais. Serão convidados para participar representantes da prefeitura e Bombeiros, além de órgãos de segurança e de Saúde. A entidade já está envolvida em algumas iniciativas, como a criação de uma associação para arrecadar fundos para a reconstrução da ponte de Feliz.
MEDIDAS
- Reunião com governo do Estado para reforçar a urgência para reconstrução da RS-235 e da ponte do Rio Caí e duplicação e liberação da BR-116.
- Participação na criação de uma associação para arrecadar e gerir fundos para a reconstrução da ponte entre Linha Nova, interior de Nova Petrópolis, e Feliz.
- Busca com Sicoob e Sicredi por linhas de créditos a juros subsidiados e a longo prazo para micro e pequenos empresários, além de linhas de créditos específicas para trade turístico junto aos governos estadual e federal.
- Cobrança para que acessos municipais sejam refeitos.