Nanci da Silva Teixeira Junqueira é uma mulher que é dona de uma história de vida e de uma carreira que inspira dedicação, superação e amor ao próximo. Natural em Pelotas, veio ao mundo na véspera do Natal de 1973 e cresceu em uma família pequena, marcada por uma infância singela, mas repleta de amor e carinho. Filha de Neida Maria Costa da Silva (in memoriam) e Jaci Teixeira, Nanci sempre se destacou por sua determinação e desejo de vencer. A mulher forte de hoje, na adolescência, enfrentou a perda da mãe por um câncer de mama, que deixou um vazio e fortaleceu a vocação de seguir a carreira na área da saúde.
— Minha mãe sempre foi minha referência, e quando a perdi, soube que teria que lutar não só por mim, mas também pela minha irmã, Sheila. Nossos avós maternos assumiram nosso cuidado e, apesar de todas as dificuldades, sempre incentivaram a educação como o caminho para mudar nossas vidas — relembra.
Com essa motivação, ela seguiu seu sonho de cursar Enfermagem. Em 1999, formou-se pela Universidade Federal de Pelotas, evidenciando o início de uma trajetória repleta de conquistas e contribuições positivas. Após a formatura, Nanci mudou-se para Caxias do Sul, cidade que a encantou durante uma visita à Festa da Uva, e onde construiu carreira e constituiu família.
Nanci é casada com Sandro de Freitas Junqueira há 13 anos e mãe de Milena da Silva Nino, de 23 anos. Ela também tem dois enteados, Lucas Junqueira, de 24, e Eduardo Junqueira, de 17, que completam a família que ela tanto ama e valoriza.
— Minha filha é meu maior presente de Deus. Ela é minha inspiração diária, assim como meus enteados, que proporcionam alegria e preenchem nossas vidas — comenta Nanci, com explícito afeto.
Apaixonada por educação e saúde, nossa entrevistada iniciou a carreira como enfermeira assistencial em grandes hospitais da cidade, referências no Estado. Foi nesse ambiente que ela começou a se destacar e, em 2007, recebeu o convite para ingressar no corpo docente da Universidade de Caxias do Sul, onde atua como professora há 17 anos.
— Admiro muito os professores. Desde a época da faculdade, eu sabia que queria seguir esse mesmo caminho — conta.
Além de docente, Nanci também assumiu o cargo de coordenadora de serviços de saúde e gerenciou a área assistencial do Hospital Geral, acumulando experiências valiosas tanto na prática quanto na gestão. Seu envolvimento com a educação continuada a levou a realizar especializações em Enfermagem Obstétrica, Terapia Intensiva e Educação a Distância, além de um mestrado e doutorado em Educação pela UCS.
— Sempre tive a clareza de que o conhecimento é uma ferramenta transformadora. Não só muda a vida dos profissionais, mas também impacta diretamente no cuidado com os pacientes — reforça.
Visionária e com uma conduta de delicadeza e empatia, Nanci coordena o curso de pós-graduação de Urgência e Emergência, que já está na 12ª edição.
— A pós-graduação é uma forma de formar profissionais capacitados para áreas críticas da saúde, como urgência e emergência, e contribuir para essa formação me enche de orgulho. Vejo cada um dos alunos como agentes do cuidado e do futuro — diz.
Entre as incontáveis conquistas, Nanci destaca a publicação do livro "Educação Permanente: ferramenta estratégica na obtenção de certificação internacional em saúde", no qual compartilha seus aprendizados sobre como a educação continuada pode impactar diretamente a qualidade dos serviços na área e que ganhará sessão de autógrafos, dia 5 de outubro, às 18h, na 40ª Feira do Livro de Caxias do Sul.
— Essa produção técnica foi uma oportunidade de lançar luz sobre a importância da educação permanente como um modo transformador não apenas nas práticas de saúde, mas também nas instituições como um todo — afirma.
Ao longo da carreira, Nanci enfrentou muitos desafios, mas sempre manteve o foco em sua missão de cuidar do próximo.
— Trabalhar na área da saúde me ensinou que o cuidado vai além da teoria. É necessário ter empatia e compreender o ser humano em todas as suas dimensões — reflete.
Hoje, ela se divide entre as funções de professora, coordenadora, autora e mãe amorosa, definindo seu real propósito de vida.
— O bom da vida é estar presente nos momentos simples, nas conexões que construímos com as pessoas que amamos e no aprendizado contínuo. A educação transformou minha vida e continua sendo minha maior realização — conclui.
Raio-X:
Livro de cabeceira: "Mãos de Luz", de Barbara Ann Brennan. Uma leitura sobre a cura.
Meu lugar no mundo é… onde posso fazer a diferença, ao lado das pessoas que amo.
Liderar significa… inspirar, guiar com ética e promover o crescimento dos outros.
Gostaria de ter sabido antes que… cada desafio é uma oportunidade disfarçada de aprendizado.
Viver é… uma jornada de descobertas, obstáculos e conquistas.