Embalado por notas sutis de desafio, Gustavo Venz Lanzarin, 25 anos, filho de Antonio Marcos Lanzarin e Maria de Fátima Venz, nascido sob o sol do signo de Escorpião, tece uma jornada que transcende as expectativas, que entrelaça a dança e a psicologia, revelando uma profunda conexão com o universo das artes desde a infância. Gustavo é fascinado pela vida, iniciou sua trajetória na Escola Estadual de Ensino Fundamental Matteo Gianella, enfrentando o preconceito que, por vezes, envolvia seu interesse pela dança.
— Sempre digo que sucesso são os vínculos que fazemos no caminho até atingir nossos objetivos. O ato de se relacionar é lindo. Conhecer gente, aproximar-se, firmar parceria, fazer amigos, compartilhar conquistas, medos, vitórias e anseios. O bom da vida começa na relação mais importante que precisamos investir: com a gente mesmo — comenta ele, que neste fim de semana festeja, também, a conquista do diploma em Psicologia pelo Centro Universitário da Serra Gaúcha - FSG.
A essência artística de Gustavo o conduziu à coreografia aos 12 anos, um marco significativo que semeou uma paixão destinada a crescer, encontrando na Endança Jazz & Cia, em 2016, uma oportunidade transformadora que culminou em uma bolsa de estudos na escola. Dedicou-se a várias modalidades, incluindo Jazz Dance, Ballet Clássico e Contemporâneo, estabelecendo uma tablado sólido para seguir em busca de seus sonhos. Na sala de aula e na vida, Gustavo conduz os dias com leveza e bom humor, acredita que isso deixa as pessoas mais à vontade em estarem ali. É um convite para tirar o máximo de proveito de cada oportunidade.
— Tenho afinidade com danças urbanas, mais precisamente jazz funk e Femme Style. Hoje, ministro aulas em três escolas: Endança Jazz & Cia, UFA! Instituto de Arte e Cultura e Carla Barcellos, e já participei de vários eventos relacionados ao tema como o Rio H2K, Sul em Dança, Festival Internacional de Hip Hop, MDA Summer Class, Bento em Dança e Dança Comigo Torres — conta e acrescenta: Acredito que o contato com o novo move e transforma, por isso preparo meus alunos para concursos sempre que possível. Coreografias autorais já foram premiadas com destacados primeiros lugares em categorias de danças urbanas infantil e juvenil. Minha proposta sempre é a de ensinar com afeto. Enxergar o aluno com suas diversas facetas, reconhecendo o contexto individual, para juntos descortinarmos possibilidades.
Psicólogo e professor de dança, Gustavo é um apaixonado pelo que realiza, buscando uma abordagem dinâmica, pautada na disciplina, e por vezes terapêutica. Seu propósito transcende o ensino técnico; ele visa criar um ambiente acolhedor e incentivador. Vislumbra a aprendizagem como um ato de afeto, reconhecendo a evolução de igual para igual.
Na ponta dos pés:
- Lema de vida: ser lembrado como alguém que fez a diferença;
- Um desejo... que todo mundo possa olhar para a própria essência e encontrar a felicidade e a completude;
- Um livro: Questões do Coração, da Emily Giffin. Questiona nossa potência e insignificância, sem falar que surpreende com uma reviravolta maravilhosa!
- Meu lugar favorito: estar comigo sempre;
- Me inspiram… nomes nacionais da dança como Flávio Verne, Pedro Reis, Amanda Araújo e Ruan Patrício.