Entre as memórias afetuosas da vindima, um ritual característico na Serra gaúcha, Ana Lúcia Koff Milan Ginja, filha de Luiz Milan e Claudia Koff Milan (in memoriam), que atende pela assinatura Ana Koff encontrou na beleza e na tradição da região, a fonte de inspiração e pesquisa para seu caminho como empreendedora. Nascida em Bento Gonçalves, Ana abarca uma rica formação acadêmica que inclui um currículo gabaritado em Farmácia com ênfase em indústria de medicamentos pela PUC-RS em 2003, mestrado em Gerontologia Biomédica pelo Instituto de Geriatria e Gerontologia da mesma instituição em 2006, pós-graduação em Engenharia Cosmética pelo Instituto Racine de SP em 2007, Pesquisa Clínica na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo em 2007 e MBA em Gestão Empresarial pela FGV/SP em 2011.
– Desde criança, me encanto com a época da colheita. Cada cacho de uva representava um fruto, uma conexão que moldou minha visão sobre o que esperar do futuro e como contribuir para a evolução – conta Ana, mulher do empresário Antonio Ginja e mãe de Manuela, 11 anos, e Antonio, sete.
A paixão dela pela beleza natural e sustentável tem raízes profundas no tempo em que brincava nos “montes” de sementes e cascas de uva que se formavam após o processamento na vinícola de seu pai em Garibaldi que eram, muitas vezes, descartados e servem até hoje como fonte de riqueza e potencial. Essa ligação se transformou em um compromisso profissional e pessoal.
– A beleza que extraímos das uvas vai além do estético, é um reflexo do cuidado e dedicação que esta terra nos ensinou – declara Ana ao ensinar atitudes que incorporou em sua rotina de skincare – Começo com uma profunda limpeza da pele, seguida por hidratação e proteção solar. Sempre com cosméticos naturais e livres de componentes tóxicos. Durante a faculdade, trabalhei em uma pesquisa sobre resveratrol justamente no “boom” da descoberta deste antioxidante da uva, que utilizo com precisão nas minhas composições – acrescenta.
Tudo por que nessa vivência, Ana criou, em 2021, uma grife de produtos de beleza que batizou por Ziel Natural Cosmetics. Ela materializa um sonho, a concretização de décadas de aspirações produzindo xampu, sabonetes, condicionador, manteiga hidratante, esferas efervescentes para banho feitas a partir de cristais de fermentação do vinho e até uma festejada linha infantil. É uma ode à terra que a viu crescer.
A Ziel conta com incentivo de inovação da Financiadora de Estudos e Projetos, entidade do Governo Federal, desde 2020 para pesquisa e comprovação das fórmulas. Os resíduos de uva, que para muitos seriam apenas subprodutos, para Ana Koff são tesouros. Ela incorpora esses elementos devido aos benefícios como um tributo ao fértil terroir e à comunidade local. Estima-se que o bagaço corresponde a 16% da uva processada, o que equivale à geração de 210 mil toneladas por ano no Brasil, segundo a Embrapa.
– Ao aproveitar essa matéria-prima que teria um destino inadequado, incentivo o desenvolvimento do Vale dos Vinhedos para que sejamos referência em temas como a sustentabilidade – afirma.
Dona de uma visão vanguardista, Ana vislumbra sua criação como uma embaixadora da reciclagem em prol da beleza. Sua história e os ingredientes que elege são uma narrativa sobre o vínculo entre o fruto da terra, a herança e a inovação.
– Todos podemos ser guardiães dos valores enraizados que cultivamos. Devemos exaltar a exuberante força da Serra gaúcha, celebrando os detalhes que transcendem as estações do ano e se entrelaçam com a vida – encerra.
.
Fruto da terra
Sustentabilidade é… aproveitar os recursos naturais sem comprometer o bem-estar das gerações futuras.
Três fatos sobre a utilização das uvas em cosméticos:
- faz bem ao meio ambiente
- possuem alta performance para cuidar da pele e cabelos
- fomentam a economia circular
Uma lição valiosa: “não é sobre o que te acontece. É sobre como você lida com os acontecimentos”.